Em um movimento que desafia o principal nome do PSD em Goiás, o senador Vanderlan Cardoso, o vereador Lucas Kitão lançou sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia pelo partido nesta terça-feira (27).
A decisão de Kitão contraria os planos de Vanderlan, que vinha se posicionando como o pré-candidato natural do PSD na capital. Ele promete lançar a pré-candidatura em março. A demora para dar o start foi um dos motivos que impulsionam a decisão do vereador, que disse ser estimulado por um grupo de apoiadores.
Incentivo de Vilmar Rocha
O principal incentivador da pré-candidatura de Kitão é o ex-deputado federal Vilmar Rocha, que comparou o vereador à deputada federal Tabata Amaral (PSB), que lançou pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo no mês passado, destacando a juventude de ambos.
Vilmar criticou a indefinição do PSD em relação à candidatura majoritária em Goiânia e ironizou a possível aliança com o PT, defendendo a realização de prévias para a escolha do candidato do partido.
Leia Também
O lançamento da pré-candidatura de Kitão contou com o apoio do Bloco Vanguarda, composto por SD, PSD, PTB, Podemos, UB e Patriota, que vota em conjunto na Câmara Municipal. A vereadora Gabriela Rodart (Solidariedade), representante do bloco, anunciou o apoio ao vereador e atacou o atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos).
Em entrevista coletiva, Kitão descartou qualquer possibilidade de alinhamento com o PT, caso seja de fato efetivado candidato, defendendo a realização de prévias para a definição do candidato do PSD. Ele disse que só desistiria da pré-candidatura se não houvesse um processo democrático de escolha.
O vereador também sinalizou que busca o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), descartando qualquer afinidade com o PT.