A primeira rodada do segundo turno da pesquisa eleitoral para prefeito de Goiânia do Serpes, encomendada e publicada pelo jornal O Popular, aponta para uma acirrada disputa entre os candidatos Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB). Em votos válidos a diferença é de apenas 3,2 pontos percentuais para o peemedebista para margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
LEIA TAMBÉM: |
Com texto de Eduardo Sartorato, O Popular explicou que a margem de erro, em votos válidos é maior, de 4,5 pontos percentuais, pois são excluídos os votos em branco, nulo ou indecisos. Assim, a amostra é reduzida e a margem de erro aumenta. Na estimulada, espontânea e rejeição a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O leitura do cenário, feita pelo Serpes, é parecida com o que foi divulgado pela pesquisa Veritá, no dia 6 passado (Veja os numeros, aqui, publicados nos Diário de Goiás). Ela apontada uma diferença de 3,8 pontos percentuais, em votos válidos.
Estimulada com empate, também
Na pergunta que o entrevistador mostra os nomes dos candidatos, de forma estimulada, a diferença de Iris para Vanderlan é de apenas 2,6 pontos percentuais (41,9% de Iris; 39,3% de Vanderlan).
Leia Também
Segundo a pesquisa, 8,2% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar enquanto 10,6% declararam que pretendem anular o voto ou votar em branco.
Diferença menor na espontânea
A pesquisa Serpes/O Popular revela que o cenário de empate é mais acirrado ainda entre Iris (39,6%) e Vanderlan (37,6%), com empate técnico. A diferença de apenas 2 pontos percentuais é a menor em todo o levantamento.
Rejeição com empate, também
Se em votos válidos, na estimulada e na espontânea há empate entre Iris e Vanderlan, o mesmo acontece na rejeição, com leve desvantagem para o peemedebista, considerando a margem de erro. Iris é rejeitado por 26,8% dos eleitores entrevistados e Vanderlan por 22%. 57,9% dos consultados disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos. Já um pequeno percentual de 1,7% responderam que não decidiram.
Metodologia
A pesquisa Serpes/O Popular ouviu 601 eleitores enrte os dias 5 e 7 de outubro, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O indice de confiança da pesquisa é de 95%. Registro: A pesquisa foi registrada o TSE com o número GO-06833/2016. A empresa Serpes foi contratada pela Jaime Câmara e Irmãos associados para realizar o levantamento.
Bairros pesquisados, segundo a empresa: Centro: Centro, Setor Bueno, Setor Coimbra, Setor Norte Ferroviário, Setor Oeste e Setor Sul. Norte: Bairro da Vitória, Bairro São Carlos, Jardim Balneário Meia Ponte, Jardim Curitiba III, Jardim Nova Esperança, Setor Criméia Oeste e Vila Santa Helena. Sul: Jardim América, Jardim Goiás, Setor Marista, Setor Nova Suíça e Vila Redenção. Leste: Bairro Feliz, Jardim Guanabara II, Jardim Novo Mundo e Vila Concórdia. Oeste: Araguaia Park, Cidade Jardim, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Guadalajara, Jardim Ana Lúcia, Parque Amazônia, Parque Anhanguera II e Vila Rezende.
Leia mais sobre: Eleições 2016 / Goiânia / Iris Rezende / Pesquisa Serpes/O Popular / Prefeitura de Goiânia / Segundo turno / Vanderlan Cardoso / Política