PUBLICIDADE

PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em Goiás; PT, o que mais perdeu

Texto de Cileide Alves, originalmente publicado no blog da jornalista

PUBLICIDADE

PSDB é o grande vencedor das eleições em Goiás. Elegeu 75 dos 246 prefeitos, o maior número isoladamente com crescimento este ano se comparado com a de 2012. Aumento de 40% em relação há quatro anos, quando os tucanos elegeram 54 prefeitos. O PT foi o maior perdedor da eleição. Ficou sem 82,35% dos 17 prefeitos eleitos há quatro anos. Elegeu apenas três este ano, na cidade de Goiás, em Nova Aurora e em Diorama. O partido disputa o segundo turno em Anápolis.

Os petistas também sofreram uma derrota histórica em Goiânia. A candidata Adriana Accorsi recebeu apenas 6,73% dos votos dos goianenses, pior índice desde 1985. Também pela primeira vez o PT não elegeu nenhum vereador na capital. O partido fez coligação proporcional com PCdoB e PEN, que elegeram um vereador cada um. O resultado de Goiás repete o mesmo quadro nacional.

PUBLICIDADE

O PMDB também encolheu em Goiás. Perdeu 28% das prefeituras ao vencer a disputa em 41 municípios, contra 55 eleitos em 2012. A Justiça Eleitoral computou 77 eleitos para o PSDB, 52 para PMDB e 11 para o PSB. No entanto, as vitórias tucanas em Luziânia e Campinaçu, a peemedebista em Petrolina de Goiás e a do PSB em Senador Canedo estão sujeitas a decisões judiciais. Assim foram computados os resultados de 240 municípios, pois além desses quatro casos, haverá segundo turno em Goiânia e Anápolis.

Leia Também

O DEM do senador Ronaldo Caiado e aliado do PMDB regionalmente sofreu perdas. Elegeu este ano 10 prefeitos contra 16 na eleição passada (-37,5%). O PSD, que lançou a candidatura de Francisco Júnior em Goiânia, e é aliado regional do PSDB também diminuiu, de 16 para 10 prefeituras, queda de 28,5%. Da base governista, o PP aumentou seus prefeitos de 19 em 2012 para 22 neste ano.

PUBLICIDADE

O PR, aliado do governador Marconi Perillo e comandado pela deputada federal Magda Mofatto, cresceu nas urnas: 18 prefeitos eleitos, 10 a mais que há quatro anos. Já em Goiânia o partido teve uma grande derrota, com o delegado Waldir, que começou líder das pesquisas eleitorais e terminou com 10,48% dos votos válidos.

O PDT está entre os que cresceram. Elegeu 12 prefeitos, contra 9 há quatro ano. O PSB de Vanderlan Cardoso e da senadora Lúcia Vânia fez 10 prefeitos, mesmo número de 2012. PHS, PPS, PRB, PROS, PTRB, PTC, PTN e PRP também elegeram prefeitos (veja gráfico). O PRP, presidido pelo ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga, elegeu o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues, filho do ex-governador Alcides Rodrigues.

Maiores colégios eleitorais

Os 20 maiores municípios goianos concentram 58% do eleitorado goiano. O PMDB saiu-se melhor neste grupo do que o PSDB. Os peemedebistas elegeram 7 dos 20 prefeitos: de Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Formosa, Catalão, Goianésia, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto, que somam 659.963 eleitores. Ainda disputa com o PSB a prefeitura de Goiânia, que tem 957.161 eleitores.

O PSDB venceu em 5 dos maiores municípios: Águas Lindas, Trindade, Valparaíso, Jataí, Novo Gama, que reúnem 352.037 eleitores. A eleição ficou indefinida em Senador Canedo e Luziânia, onde dois candidatos do PSD, Divino Lemes, e prefeito Cristovão Tomin respectivamente, estão com os registros indeferidos. Se essas cassações forem mantidas pelo TRE e pelo TSE os municípios terão novas eleições. O PTB elegeu o prefeito de Itumbiara e disputa Anápolis com o PT. Por fim, o PSB elegeu o prefeito de Cristalina e o PROS, em Planaltina. Também aliado do governo, o PP elegeu dois prefeitos, de Caldas Novas e de Inhumas.

O segundo turno da eleição em Goiânia vai avaliar dois projetos políticos. Iris Rezende, primeiro colocado no primeiro turno, enfrentará seu maior desafio, ampliar seu eleitorado além dos 40%. Neste domingo (2), Iris não conseguiu romper essa barreira. Para complicar, a distância entre ele e seu adversário foi de apenas 8,63 pontos porcentuais.

Vanderlan Cardoso (PSB), coligado com o PSDB de Marconi Perillo, terá o desafio de crescer, apesar da rejeição do eleitorado goianiense ao governo. O governador não apareceu na propaganda eleitoral de Vanderlan no primeiro turno, apesar de ter gravado uma participação. O candidato do PSB teve sua curva de crescimento interrompida justamente na semana em que seus adversários mostraram na propaganda eleitoral a aliança entre o candidato e Marconi. Com 10 minutos cada um no horário eleitoral gratuito, os dois candidatos têm até o dia 30 para convencerem os eleitores.

Fonte: PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em Goiás; PT, o que mais perdeu – Medium

Categorias: Opinião
Altair Tavares: