Goiânia • atualizado em 01/02/2025 às 18:16

Quinquênios da Comurg pagos com suspeitas de irregularidade desde 2018 são suspensos

Quinquênios da Comurg pagos com suspeitas de irregularidade desde 2018 são suspensos
Quinquênios da Comurg pagos com suspeitas de irregularidade desde 2018 são suspensos

Atendendo à orientação do prefeito Sandro Mabel, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) ingressou com ação na Justiça do Trabalho para suspender os pagamentos de quinquênios concedidos desde 2018, que apresentavam indícios de irregularidades. A medida segue recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Ministério Público, com o objetivo de reduzir custos, corrigir distorções salariais e garantir o equilíbrio financeiro da empresa.

A decisão liminar foi expedida na noite desta sexta-feira (31/1) pela desembargadora do Trabalho Iara Teixeira Rios, determinando a suspensão imediata dos pagamentos adicionais por tempo de serviço que incluíam gratificações e outros benefícios indevidos no cálculo dos quinquênios.

O presidente da Comurg, coronel Cleber Aparecido Santos, determinou o cumprimento imediato da ordem judicial e a criação de uma força-tarefa para recalcular a folha de pagamento referente ao mês de janeiro, que será quitada até o quinto dia útil de fevereiro.

“A intenção de acionar o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) é garantir ainda mais segurança jurídica para as alterações na folha salarial, uma vez que já havíamos recebido a determinação do TCM-GO nesse sentido. De imediato, determinei o cumprimento integral do que foi estabelecido pela desembargadora”, afirmou Cleber.

O procurador-geral do município, Wandir Allan de Oliveira, destacou que a decisão resguarda a sustentabilidade financeira da Comurg e evita impactos negativos na folha de pagamento. “Além de cumprir uma recomendação do TCM-GO, a medida garante a continuidade da prestação de serviços essenciais à população de Goiânia”, explicou. Ele ressaltou ainda que, durante o período de suspensão, a Companhia manterá diálogo com todas as partes envolvidas, incluindo o Ministério Público do Trabalho e o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação, para que a solução encontrada seja juridicamente segura e financeiramente viável.

Leia Também

A desembargadora Iara Teixeira Rios destacou na decisão que “é evidente o risco de prejuízo caso a norma coletiva questionada continue sendo observada até o julgamento final do processo, o que pode causar um dano grave e irreversível não somente às finanças da requerente, mas também ao Município de Goiânia”.

O prefeito Sandro Mabel reforçou a necessidade da medida para equilibrar as contas da Comurg e corrigir problemas administrativos do passado. “Essa ação foi necessária para mexer com essa estrutura, baixar os custos e trazer a empresa para a legalidade. Durante anos, a Comurg operou com muitas irregularidades, e agora estamos ajustando tudo dentro da lei”, afirmou.

Austeridade na gestão

A decisão judicial foi anunciada no mesmo momento em que a Comurg nomeou o coronel Giuliano de Eustáquio Borges para a corregedoria da empresa. Com 30 anos de experiência na Polícia Militar de Goiás, o novo corregedor já atuou no comando de batalhões em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Hortolândia e Senador Canedo.

“Desde que me tornei oficial na PM, atuei com correções e sei da importância de garantir disciplina, legalidade e austeridade nas decisões. Aplicarei esses princípios na Comurg”, afirmou Giuliano.

Com a nomeação, a Companhia passa a contar com cinco militares da reserva na alta gestão. Além do coronel Giuliano, integram a equipe: Coronel Cleber Aparecido Santos (presidente); Coronel André Henrique Avelar (diretor administrativo e financeiro); Coronel Milson Campos (chefe de gabinete da presidência) e o Coronel Cleomar de Carvalho Santana (chefe de controle interno).

Foto: Comurg


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você

[ajax_load_more id="relacionados" loading_style="blue" container_type="div" css_classes="row" post_type="post" posts_per_page="10" category__and="389" post__not_in="77821" destroy_after="5" placeholder="true" button_label="Carregar Mais" button_loading_label="Carregando Mais Artigos" button_done_label="Fim dos Artigos Relacionados" archive="true"]