Em meio a polêmica de retiradas de arvores antigas na capital e nos problemas do excesso de fiação nos postes da cidade, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, lançou o projeto de rearborização de Goiânia. A capital de Goiás já foi considerada a cidade mais verde do Brasil, mas nos ultimos meses a retirada de árvores chamou atenção.
O “Rearboriza Goiânia” foi lançadono Centro da Capital, nesta 3ª etapa da ação de plantio de árvores é realizada dentro do Programa Centraliza, como prevê o plano de requalificação do Setor Central da Capital.
A ação tem início imediato, com plantio de 170 mudas de árvores nativas do Cerrado ao longo das avenidas Tocantins e Araguaia, entre as espécies aroeira pimenteira, resedá, ipê jardim e aroeira salsa, todas de pequeno e médio porte.
O prefeito disse que é um um olhar especial para o Centro de Goiânia “Dentro do Centraliza, temos vários projetos a serem executados, dentre eles a arborização, uma vez que sabemos que hoje o setor é repleto de prédios, por isso a requalificação passa também pelo plantio de árvores”, afirma o prefeito Rogério.
O presidente da Amma, Luan Alves, explicou o processo de planejamento do plantio no Centro, que envolve largura de calçada, tamanho de quadra, tipo de fiação elétrica e aspectos relacionados à acessibilidade.
Leia Também
Em outros setores de Goiânia, moradores também podem solicitar o plantio de árvores em suas calçadas pelo WhatsApp do Disque-Árvore: (62) 9-9639-7495. Basta o solicitante preencher o formulário e enviar as fotos da calçada. Técnicos da Amma avaliarão os aspectos da calçada e indicarão a melhor espécie para plantio, que será realizado pelo órgão ambiental.
A 2ª etapa do Rearboriza Goiânia foi realizada em junho deste ano na Rua Quintino Bocaiúva, no Setor Campinas. A via recebeu 150 mudas que foram cuidadas pela Amma e pela população em 3,78 quilômetros, revitalizando o bairro considerado o mais quente e menos arborizado de Goiânia por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em junho de 2021, a Amma realizou a primeira edição do Rearboriza Goiânia, com o projeto piloto na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), no Setor Sul, que se transformou, então, na via mais arborizada de Goiânia.