A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando garantir mais segurança e funcionamento das escolas e CMEIs no início do ano letivo, adotou protocolos ainda mais rígidos de biossegurança contra a covid-19.
De acordo com a SMS, cerca de 224 instituições retornaram 100% das atividades presenciais, com medidas de contenção da doença. As regras sanitárias determinadas pela pasta deliberam sobre diversos cenários dentro das escolas e CMEIs, tomando como base sintomas apresentados, contato com positivados para Covid-19 e quantidade de casos positivos por turma, turno e unidade de ensino.
Confira os principais protocolos:
- Se apenas 1 caso confirmado: isolamento individual imediato do indivíduo.
- Se dois ou mais casos de crianças/estudantes confirmados na mesma turma, em um intervalo de 7 dias, informar DIREDU, CRE, CIEVS, suspender a turma por 6 dias, para que sejam monitorados e ou procedam os exames, caso estejam sintomáticos.
Orientações gerais:
- A SME reforça a obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes educacionais, além do uso de álcool em gel para higienização das mãos.
- Outra orientação diz respeito à limpeza e desinfecção das superfícies mais utilizadas pelos indivíduos nas unidades de ensino.
- A pasta orienta também quanto à identificação de locais para realização de testagem para Covid-19 na rede pública de saúde ou similares.
Outras medidas de segurança:
Leia Também
Aliado aos protocolos de biossegurança que são cumpridos dentro das unidades de ensino, o retorno das aulas em Goiânia leva em consideração a vacinação dos professores e demais profissionais com a primeira dose, segunda dose e dose reforço contra a Covid-19.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) segue acompanhando a imunização das crianças de 5 a 11 anos. Até agora, mais de 14 mil doses foram aplicadas nesse grupo na capital.
Outra medida para reforçar a segurança da comunidade escolar é a testagem ampliada de profissionais e estudantes. A previsão da SME é de que os testes especificamente para esse grupo sejam realizados a partir da próxima semana nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) situadas em todas as regiões de Goiânia.
Outra medida importante que contribui para a segurança nas unidades de ensino é a convocação de servidores aprovados no último processo seletivo da Educação.
Até agora, 3.024 profissionais foram convocados para substituição de servidores efetivos, ausentes por atestados médicos e outros afastamentos legais. Nesta quinta-feira (26/1), os aprovados estão apresentando a documentação necessária para que possam ser lotados nas unidades de ensino o mais rápido possível.
Leia também: