Goiânia • atualizado em 04/04/2019 às 20:18

Jardins de chuva de Goiânia recebem plantio ornamental

Jardins de chuva recebem plantio de mudas especiais pela Comurg (foto divulgação)
Jardins de chuva recebem plantio de mudas especiais pela Comurg (foto divulgação)

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou o ajardinamento dos jardins de chuva que estão sendo implantado pela Prefeitura de Goiânia. 

A nova ornamentação beneficia quatro rotatórias na 11ª Avenida, no setor Leste Universitário, neste primeiro momento, e tem como objetivo a redução de consumo de água para manutenção das plantas e melhoria da capacidade de infiltração do solo.

Para alcançar estes objetivos, 40% da área ajardinada será forrada por pedra. O engenheiro agrônomo da Companhia, Rafael Pacheco, explica que a pedra possui maior densidade e é capaz de reduzir a velocidade do escoamento superficial da enxurrada, permitindo melhor infiltração e impedindo o desenvolvimento de processos erosivos. Além disso, as pedras influenciam diretamente na redução do consumo de água.

Todos os jardins receberão um anel externo de grama e um canteiro central com espécies que exigem um baixo consumo de água, pouca manutenção e uma estrutura que facilita o escoamento da água, como as portulacas, turneras, e clúsias, algumas inclusive classificadas como espontâneas.  Também haverá mudas de lantanas, éricas e margaridas que são plantas altamente adaptáveis aos vários ambientes e no caso da margarida com florescimento abundante.

Em todos os projetos haverá também o plantio de árvores nativas do Cerrado ou palmeiras. A expectativa é de que cada rotatória receba cerca de mil mudas ornamentais. “Apesar de os projetos compartilharem do mesmo conceito cada um tem a sua particularidade e ganhará desenhos diferentes”, acrescentou. 

Leia Também

Assim que Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) concluiu as adequações das rotatórias, a Companhia aplicou um condicionador de solos de textura arenosa, produzido pelos servidores da Companhia, a base de areia, terra e composto orgânico que vai contribuir com o aumento da velocidade de infiltração da água nas camadas superficiais do solo.

A programação da prefeitura é implantar os jardins nos pontos apontados pela Defesa Civil de Goiânia e evitar alagamentos e enchentes nas ruas. Para o presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, o jardim de chuva é uma ótima solução paisagística, pois é versátil, pode ter dimensões variáveis e contribui com o embelezamento urbano.


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você