16 novos Centros de Ensino em Período Integral, serão instalados em 2024 pela secretaria estadual de educação, para isso as equipes gestoras das 16 unidades escolares participaram de um encontro formativo, em Goiânia. A formação, realizada com o apoio do Instituto Sonho Grande, debateu a proposta pedagógica e as especificidades do modelo de Educação Integral, bem como o impacto da Educação Integral na diminuição das desigualdades sociais.
A abertura do encontro foi feita pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, que estava acompanhada da diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Alessandra Almeida, e da superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim.
“O primeiro propósito da Educação é pensar em atender a todos”, enfatizou a secretária, defendendo que servidores, estudantes e comunidade escolar participem e sejam ouvidos nesse processo de transição para o Tempo Integral.
Gavioli ressaltou ainda os diferenciais das escolas de Tempo Integral e destacou que, para além do tempo estendido, os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) são responsáveis pelo desenvolvimento humano em sua inteireza.
“O ensino Integral é, para o estudante, uma Educação completa. Durante o período em que ele fica na escola, está ali dominando o que a gente precisa na formação geral básica, mas também conceitos de convivência, ética, democracia, respeito, uma atitude antirracista e não-violenta”, afirmou.
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No decorrer do encontro, os gestores ouviram a fala da consultora do Instituto Sonho Grande, Maria Medeiros, que falou sobre o impacto da Educação Integral em Tempo Integral na diminuição das desigualdades sociais.
Na ocasião, Maria reiterou que o gestor escolar tem um papel estratégico na implementação das políticas educacionais e que as escolas integrais em tempo integral exigem, sobretudo, uma liderança que engaja e que sabe trabalhar em equipe.
A consultora apresentou ainda dados e evidências que demonstram os impactos da Educação em Tempo Integral na vida dos jovens que passam por ela. Segundo ela, estudantes formados no Ensino Médio Integral têm salário médio mensal 18% maior do que alunos formados no Ensino Médio Regular. E a probabilidade de mulheres entrarem no mercado de trabalho, quando elas são oriundas de Escolas Integrais, é 8 pontos percentuais maior do que estudantes mulheres do tempo parcial.
“São alguns dados que a gente traz para mostrar que sim, essa política pública é potente para transformar a vida das pessoas. Há evidências científicas que comprovam a potência dessa escola”, concluiu Maria Medeiros.
Para Ana Maria Dias, gestora da Escola Estadual Gracinda de Lourdes e futuro Cepi Gracinda de Lourdes, a formação contribuiu para fortalecer a comunidade escolar nesse período de transição.
“Para nós está sendo de grande valia”, afirmou a gestora, que atenderá cerca de 405 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em Tempo Integral e parcial no ano letivo de 2024.
Confira abaixo a lista das escolas que passarão a ofertar o Ensino em Período Integral:
– COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO OLIVEIRA DA SILVA – Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL PARQUE DOS BURITIS – Goiânia
– ESCOLA ESTADUAL GRACINDA DE LOURDES – Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL MANOEL VICENTE ROSA – Goiatuba
– ESCOLA ESTADUAL OSMUNDO GONZAGA FILHO – Caldas Novas
– ESCOLA ESTADUAL CALDAS NOVAS – Caldas Novas
– COLÉGIO ESTADUAL ALTO PARAISO – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GERVÁSIO SANTANA DOURADO – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CASCATA – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL JESUS CONCEIÇÃO LEAL – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL PETRONIO PORTELLA – Aparecida de Goiânia
– ESCOLA ESTADUAL SIMINO RODRIGUES DE SIQUEIRA – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL ELBERTO ALVES BATISTA – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ CÂNDIDO DE QUEIROZ – Aparecida de Goiânia
– COLÉGIO ESTADUAL FRUTO DA TERRA – Chapadão do Céu
Estratégia nacional
APRESENTAÇÃO
O Programa Escola
O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o programa busca o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
O Programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral – igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais – considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
A assistência técnica-pedagógica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal tem como ponto de partida a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. A adesão ao Programa e o recebimento dos recursos não solucionam, contudo, o complexo desafio de organização, gestão e implementação da educação integral em jornada ampliada na rede de ensino. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o Programa foi estruturado em cinco eixos – Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar, articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados.
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