Um dos momentos mais tensos do depoimento do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) à comissão que investiga a saúde da capital revelou que o administrador fez denúncias graves ao Ministério Público de Goiás. Segundo ele, foi um pacote de fatos que serão revelados “no momento oportuno”.
LEIA TAMBÉM: Saúde tem levado velhos de Aparecida à morte, denuncia promotor
Segundo Iris Rezende, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde foi criada por influência de empresas e instituições – ele não disse quais – atingidas por medidas adotadas pela secretária de saúde, Fátima Mrué.
“Eu confirmo que o que está ocorrendo nesta comissão rem relação à secretária da saúde é influência das instituições, das pessoas que estão se sentindo prejudicadas”, afirmou o prefeito ao conjunto dos vereadores que integram a CEI.
Por diversas vezes, os vereadores pediram a demissão da secretária Fátima Mrué e o prefeito não deu ouvidos para a vontade manifestada pelos parlamentares. No depoimento, o prefeito reforçou a permanência da gestora ao afirmar que “tudo que a secretaria faz tem o meu conhecimento e minha autorização”.
O prefeito afirmou, diretamente, que os vereadores são “criaturas humanas” que podem ser influenciadas por pessoas e instituições. “Eu não retiro”, disse ele ao responder ao vereador Jorge Kajuru (PRP) que questinou sobre “interesses escusos” que alimentam os vereadores na investigação da saúde de Goiânia.
A reunião
Aos vereadores, Iris Rezende detalhou que reuniu-se com o procurador geral de Justiça, Benedito Torres e “sete promotores da área de saúde” com o pacote de denúncias contra os que estariam na prática de atos ilícitos com os recursos da administração municipal. Sem detalhar, o prefeito citou que são “absurdos na área de saúde”.
Antes, ele reclamou que o Ministério Público Federal recebeu o mesmo pacote de fatos ilícitos, mas não foram tomadas providências.
Do encontro, ficaram dúvidas:
– Qual o conteúdo das denúncias feitas pelo prefeito ao ministério público?
– Quais as pessoas e instituições seriam atingidas por essa denúncia? Seriam entidades da área de saúde?
– Com quais retribuições os vereadores estariam atuando influenciados por “interesses escusos”?
– Quais as instituições e pessoas estariam abastecendo os vereadores com denúncias na área de saúde?
Veja o vídeo:
Leia Também
[playbuzz-item item=”d746cc29-1bf2-4a40-b7b7-61fda3b27c5e” wp-pb-id=”316500″]