A primeira pesquisa eleitoral do segundo turno para prefeito de Goiânia, realizada pela Veritá, divulgada nesta quarta-feira (5), mostra que os candidatos Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB) estão empatados, dentro da margem de erro. Diferente de outras empresas de pesquisa, foram ouvidos 1.054 eleitores.
De acordo com o levantamento estimulado, em que são disponibilizados nomes dos candidatos para a escolha do eleitor, Iris obteve 43,5% das intenções de voto e Vanderlan, 40,4%. Em votos válidos, ou seja, desconsiderando nulos, brancos e os que não responderam, o peemedebista aparece com 51,9% e o pessebista, 48,1%.
Considerando a margem de erro, de 3% para mais ou para menos, há empate. O número de entrevistados que respondeu que votará nulo soma 7,4% e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder, 8,6%.
Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos e espera a manifestação da lembrança do eleitor, Iris obteve 43% das intenções de votos e Vanderlan, 39,6%. Em votos válidos, o percentual dos candidatos, respectivamente, é de 52,1% e 47,9%. O número de entrevistados que não respondeu à pesquisa é de 9,3% e os que responderam que vão votar nulo soma 8,2%.
Primeiro turno
A pesquisa Veritá, divulgada pelo jornal A Redação referente ao primeiro turno, no último sábado (1º), mostrou à época que o peemedebista possuía, em votos válidos, 44,8%, enquanto o ex-prefeito de Senador Canedo obteve 37,7%, ou seja, os números ficaram próximos do resultado. Esta pesquisa entrevistou, entre os dias 25 e 29 de setembro, 804 eleitores em Goiânia e possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Leia Também
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de outubro e entrevistou 1.054 eleitores em Goiânia. O documento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-00411/2016.
Fonte: Iris e Vanderlan empatados no 2º turno, diz Pesquisa Veritá