A taxa de testes positivos para a covid-19 em Goiânia teve queda significante e chegou a 3,9% de contaminados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Em comparação com o mês de fevereiro, de 2021, o índice chegou a 17%. Esta última testagem mostra que os casos de covid-19 em Goiânia estão caindo.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro, o resultado é importante pela queda nos casos e porque é uma forma de rastrear a doença no município.
“Acompanhamos diariamente diversos indicadores, que são responsáveis por orientar o nosso trabalho. A testagem ampliada é um balizador importante, mas não é decisivo”, destaca.
O prefeito Rogério Cruz vem destacando o trabalho da equipe da saúde de Goiânia que, nesta terça-feira (20), alcançou um recorde em vacinação em um único dia, mais de 22 mil goianos imunizados, e ressaltou a importância da testagem na capital.
“De 2 mil pessoas testadas, quase 400 estavam contaminadas e não sabiam. É muito importante que realizemos este trabalho para, justamente, identificar aqueles que estão contaminados e isolá-los. Só assim vamos reduzir a capacidade de transmissão do vírus”, destaca Cruz.
Leia Também
Ainda de acordo com Yves, as testagem que são realizadas em Goiânia atendem as pessoas acima de 12 anos e que não apresentam sintomas, por isso é relevante essa estratégia de testar o maior número de pessoas.
“Aqueles que são confirmados positivos são assintomáticos e estão suscetíveis a infectar familiares, amigos e outras pessoas em ambientes comuns.”, destaca Yves lembrando que estas pessoas que testam positivo são orientadas a ficarem em casa e assim quebra-se a cadeia de transmissão.