Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), que fiscaliza os trabalhos do Consórcio BRT-Goiânia, serão extirpadas 2.130 árvores, porém, serão plantadas 25.206 árvores até o final das obras, contribuindo com o meio ambiente e qualidade de vida na capital. Esta ação funciona como uma espécie de indenização pela degradação ambiental que um determinado empreendimento pode causar para a sociedade.
O secretário da Seinfra, o engenheiro Fausto Sarmento, explica que as árvores pelas ruas da capital, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajuda na mobilidade de Goiânia. ”Essa é uma obra fantástica em todos os sentidos. Ajuda a mobilidade de Goiânia, melhora o trânsito, a qualidade de vida das pessoas, valoriza os imóveis por onde passa, e ainda ajuda o meio ambiente e contribui para que Goiânia continue sendo a cidade mais verde do Brasil e rumo a liderança mundial, assim como deseja o nosso prefeito Rogério Cruz, que é extremamente preocupado com essa questão”, afirma.
Até o início de agosto deste ano, foram plantados cerca de 5 mil árvores em locais definidos pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), sendo todas as mudas de espécies nativas do Cerrado, com altura mínima de 1,20m cada, ao longo de todo trecho das obras e em outros espaços.
Locais
Os locais que já foram compensados com as árvores são: Avenida Horácio Costa Silva, no Setor Parque das Flores; Avenida 1ª Radial e Rua 90, no Setor Sul; Rua 84, no Setor Sul; Avenida Goiás Norte, no trecho entre o Passeio das Águas e o Terminal Recanto do Bosque e Parque Nova Esperança.
Locais que ainda receberão as plantações: Avenida Goiás (canteiro central): tirou 90 unidades, sendo 32 de Ipê Roxo, seis Cega Machado, dois Mongubas, uma Mangueira, um Ficus e 48 Guarirobas. Serão compensados com 90 unidades de Ipê Rocho, Cega Machado, Guariroba, Farinha seca e Jacarandá no próprio canteiro central da Avenida Goiás. Ainda serão plantadas 200 unidades de Amoeira, Resedá, Escumilha, Africana, Aroeira Pimenteira, Alfeneiro e Pata de Vaca no passeio público. Além de 1.060 unidades de Ipê Roxo, Cega Machado, Guariroba, Farinha seca e Jacarandá nos canteiros centrais e áreas verdes ao longo do Trecho II.
Leia Também
Na Praça Cívica serão retirados quatro Pau Ferro, cinco Oitizeiros, 10 Mongubas e duas Espirradeiras. Serão compensados com 21 unidades de Ipê Roxo, Cega Machado, Guariroba, Farinha seca e Jacarandá no próprio canteiro central, e mais 100 unidades de Amoeira, Resedá, Escumilha, Africana, Aroeira Pimenteira, Alfeneiro e Pata de Vaca no passeio público. Também mais 194 unidades de Ipê Roxo, Cega Machado, Guariroba, Farinha seca e Jacarandá nos canteiros centrais e áreas verdes ao longo do Trecho II.
Leia tmbém:
Leia mais sobre: BRT Norte-Sul / Goiânia / Meio Ambiente / Destaques / Goiânia