[vc_row][vc_column][vc_column_text]Para conhecer melhor seu corpo e melhorar seus resultados, o Dr. André Linhares vai mostrar como problemas bucais afetam o rendimento físico e interferem diretamente no desempenho do atleta e até de quem só pratica atividade física pro bem-estar. Respiração bucal, inflamações, falta de dentes, bruxismo, dentes mal posicionados, mastigação errada, postura corporal, posicionamento irregular da língua, má higienização e como cada um desses fatores interferem no metabolismo e no dia-a-dia do praticante de atividade física.
A boca é porta de entrada pra diversas doenças que vão parar na rede sanguínea e atingem regiões distantes do corpo.
O workshop vai alertar que o ATLETA NÃO É UM PACIENTE COMUM. Primeiro pelo metabolismo muscular mais acelerado que pode fazer com que infecções na boca, às vezes imperceptíveis, se espalhem mais rapidamente pelo corpo. Segundo pela dieta, para manter a performance, atletas recorrem a alimentação com muito carboidrato e bebidas energéticas ricas em açúcar e de PH alto. Isso contribui para surgimento de cáries, problemas gengivais e erosão ácida dos dentes, como se proteger?
Uma pesquisa na Universidade College London, de 2012, concluiu que nos Jogos Olímpicos de Londres 18 por cento dos atletas tiveram impacto negativo no desempenho por problemas bucais e que 46 por cento dos atletas não tinham ido ao dentista no ano anterior. Estudos científicos apontam também que o tempo de recuperação pode dobrar em atletas que apresentam lesões na boca.
O Workshop vai falar também sobre o Check-up Preventivo Digital, uma tecnologia nova que ajuda na prevenção. É feito por um equipamento de alta tecnologia que utiliza uma micro-câmera para aumentar em até 60 vezes o tamanho do dente natural e complementa a radiografia digital. Com ele, dá pra ver trincas nos dentes, infiltrações e até cáries em estágio inicial, que seriam imperceptíveis a olho nu. Assim é possível prevenir ou minimizar o tratamento dentário.
Leia Também
Além de cuidados bucais, O Dr. Diogo Cançado vai falar também sobre modulação hormonal para atletas e praticantes de atividade física.
Vai estar no workshop
A triatleta, Fernanda Raffs Strasser, que atualmente lidera o campeonato Goiano de triathlon. Ela já foi dez vezes campeã cearense de ciclismo de estrada, entre 2005 e 2015, foi campeã Nordeste e Norte na modalidade, campeã nos jogos regionais pela equipe profissional de São Caetano do Sul-SP, em 2008 e por Assis-SP, em 2013. E manteve o quinto lugar no ranking Brasileiro, entre 2008 e 2013. Participou também de mundiais amadores na França (L’etape du tour de France, em 2010). No triathlon, ela ingressou há oito meses.
Fernanda tem 36 anos, é cirurgiã dentista e especialista em Endodontia e saúde pública. Ela pode contar como os problemas bucais atrapalham no rendimento, há três anos foi uma infecção nos cisos e depois um tratamento dentário com aparelho que diminuiu infecções dentárias que estavam provocando gripes frequentes e baixa da imunidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]