Considerado o bairro mais antigo de Goiânia, o Setor Campinas recebe neste sábado, (16/09) uma programação semelhante às realizadas no projeto Viva o Centro, de autoria da vereadora Kátia Maria (PT). O Viva Campinas também pretende ocupar, requalificar, fomentar o comércio e discutir a função social do bairro nos mesmos moldes do projeto aprovado pela Câmara de Goiânia para o centro da cidade.
A primeira edição do Viva Campinas contará com uma programação espalhada por diversos pontos do bairro durante todo o sábado. O Mercado de Campinas, por exemplo, recebe a partir das 8 horas uma programação cultural com o grupo de fiandeiras Tecendo a Vida.
Já na Praça Joaquim Lúcio, artistas plásticos irão se reunir para pinturas de quadros, a partir das 9 horas. Na Praça da Matriz, entre 10 e 18 horas, acontece uma edição do Encontro de Brechós. E à tarde, no Parque Campininha das Flores, haverá brincadeiras para crianças.
O Setor Campinas, Campininha das Flores ou, simplesmente, Campinas é um bairro da região Central de Goiânia, mas antes foi um município fundamental para a construção de Goiânia. Surgido como arraial em 1810, foi elevado à condição de município em 1914 e, com a construção da capital, em 1930, foi incorporado como bairro.
O projeto Viva Campinas, de iniciativa da vereadora Kátia, assim como o Viva o Centro, é estruturado em cinco eixos, que são o Patrimônio material e imaterial; Economia, Arte, Cultura e Lazer; e Mobilidade e Sustentabilidade. Ademais, Segurança e Dignidade Humana; e Trabalho e emprego. O objetivo é discutir a função do bairro e também incentivar sua preservação, ocupação qualificada e as atividades econômicas na região.
Leia Também
“Por ser o bairro mais antigo de Goiânia e ter uma característica muito parecida com o Centro, resolvemos levar o projeto também para a região e buscar, com isso, requalificar Campinas que também sofre com os mesmos problemas da região central”, explica a vereadora.