A maratona da vacinação realizada pela prefeitura de Goiânia no último final de semana, atingiu 65% de vacinas previstas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A expectativa era de que pelo menos 10 mil moradores fossem vacinados no drive-thru montado no Paço Municipal entre 8h do último sábado (10) e 8h do último domingo (11). A estimativa ainda era que esse número chegasse até 12 mil aplicações. Mas o balanço final foi de que 6,5 mil pessoas receberam o imunizante, total de 65% do que se esperavam.
No final da tarde do último sábado (10), um balanço parcial indicou que apenas 3 mil pessoas tinham passado pelo drive-thru. Por volta de meia noite do domingo, foi ampliado a faixa etária no drive, pessoas com 41 anos também puderam se imunizar. No balanço final da prefeitura, o secretário de saúde Durval Pedroso, comentou a iniciativa.
”Foi uma ação importante, pois colaborou com pessoas que não tem condições de ir aos pontos ou ao drive-thru durante a semana. No total, 6,5 mil goianienses tomaram a primeira dose nessas 24 horas de vacinação”, afirmou Durval.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ainda completou e disse que ”graças a esse esforço conjunto alcançamos ainda no domingo (11), a faixa etária de 41 anos e avançaremos ainda mais”. A realização da maratona se tornou polêmica por ser realizada com doses que estariam sobrando nos pontos de imunização, o que garantiu 10 mil doses para serem usadas no último final de semana. Houve também reclamações de moradores pela a dificuldade de realizar o agendamento e garantir o recebimento da vacina nas unidades de saúde.
Agendamento
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em nota, disse que continuará adotando ações que visem a vacinação de toda população o mais rápido possível, a exemplo da estratégia inédita de oferecer vacina em um drive-thru 24 horas como ocorreu no último final de semana.
Leia Também
Ainda segundo a SMS, mesmo com o drive-thru, durante a realização da maratona no fim de semana, houve agendamento da vacina para a última segunda-feira (12) e para esta terça-feira (13) de mais de 8 mil pessoas. A SMS explica que o fato mostra que ”a população aderiu ao agendamento”.
De acordo com a pasta, a prefeitura de Goiânia disponibilizou na última segunda-feira (12), vacinas para aplicação de primeira dose no drive do Shopping Passeio das Águas, sem a necessidade de agendamento. No Ciams Dr Domingos Viggiano para atender gestantes e puérperas, também por demanda espontânea e em mais 16 unidades de saúde.
Para a aplicação da segunda dose aos moradores que já tomaram a primeira aplicação, serão sete pontos com atendimento por demanda espontânea. ” A secretaria também ressalta que já vacinou mais de 50% da população acima de 18 anos com a primeira dose”. Até o momento ainda não há índice cientifica para a imunização de pessoas menores de 18 anos.
Leia também: