O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha fez uma publicação em seu Twitter, nesta terça-feira (16), onde afirma acreditar na tecnologia de Israel e tentar inserir o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia nos testes do spray nasal EXO-CD24, medicamento israelense em fase de experimento para o combate à Covid-19.
O prefeito afirmou estar preocupado com o avanço da segunda onda da Covid-19, neste momento onde 75% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública do município se encontram ocupados.
Estou preocupado com o avanço da segunda onda de Covid-19 no país, em Goiás e, principalmente, em Aparecida. Neste momento, 75% dos leitos de UTI da rede pública municipal destinados ao tratamento de Covid estão ocupados e isso acende o sinal de alerta.
— Gustavo Mendanha (@MendanhaGustavo) February 16, 2021
Na sequência, ele alegou ser importante ter um medicamento que fosse eficiente ao combate da doença. “Seria importante a gente ter um medicamento que fosse, de fato, eficiente no combate à doença, por isso estou buscando novas alternativas. Um exemplo é um experimento israelense – já na terceira fase de pesquisas – de um spray nasal que está sendo testado contra a Covid”, disse o prefeito.
Seria importante a gente ter um medicamento que fosse, de fato, eficiente no combate à doença, por isso estou buscando novas alternativas. Um exemplo é um experimento israelense – já na terceira fase de pesquisas – de um spray nasal que está sendo testado contra a Covid.
Leia Também
— Gustavo Mendanha (@MendanhaGustavo) February 16, 2021
Gustavo Mendanha demonstrou, ainda, o desejo de inserir Aparecida de Goiânia nos testes do EXO-CD24. “Eu acredito muito na tecnologia de Israel e se eu mesmo pudesse tomar, eu utilizaria esse medicamento. A ideia é que o HMAP receba o experimento, que ocorrerá em parceria com o MS”, afirmou o prefeito, que ressaltou estar “em conversa adiantada” com o Embaixador de Israel, Yossi Shelley.
Eu acredito muito na tecnologia de Israel e se eu mesmo pudesse tomar, eu utilizaria esse medicamento. A ideia é que o HMAP receba o experimento, que ocorrerá em parceria com o MS. Estou em conversa adiantada com o Embaixador de Israel @embaixadoryossi sobre esse assunto.
— Gustavo Mendanha (@MendanhaGustavo) February 16, 2021
Na última segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro afirmou, também em seu Twitter, que vai enviar um pedido de liberação do EXO-CD24 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento, segundo ele, poderá ajudar no combate à covid-19.
– EXO-CD24 é um spray nasal desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Israel, com eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves, contra a Covid.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 15, 2021
– Brevemente será enviado à ANVISA o pedido de análise para uso emergencial do medicamento. pic.twitter.com/BldSkzYZo0
Os estudos de medicamentos são divididos em várias etapas e precisam de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem utilizados no Brasil. Na Fase 3 de testes clínicos, o spray EXO-CD24 ainda não está presente na lista dos ensaios clínicos autorizados pela Anvisa.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Gustavo Mendanha / Jair Bolsonaro / uso emergencial EXO-CD24. / Cidades