A partir desta sexta-feira (6) o serviço de agendamento de consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos moradores de Goiânia, podem ser feita via WhatsApp, para atendimento com clínico geral, ginecologista/obstetra e pediatra, especialidades que integram a chamada atenção primária à saúde. Se houver necessidade de encaminhamento a outras especialidades, o paciente será encaminhado após consulta na rede primária.
O serviço já está em funcionamento, e o cidadão só precisa salvar o número (62) 3524-6305 na agenda do celular e iniciar o atendimento, que é 100% on-line.
“A oferta deste serviço tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas especializadas. WhatsApp é uma ferramenta utilizada pela grande maioria das pessoas. Ao disponibilizarmos consultas nesse formato, facilitamos o acesso à saúde pelo goianiense”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, explica que pelo aplicativo, além de agendar consultas, também é possível obter informações sobre Covid-19, como sintomas, pontos de vacinação e de testagem disponíveis diariamente pelos sete distritos sanitários de Goiânia.
“Vale lembrar que o Teleconsulta, pelo número 0800-646-1560, continua em funcionamento, e oferece os mesmos serviços do WhatsApp”, ressalta.
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O horário de atendimento via WhatsApp é das 07h às 19h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e o agendamento pode ser feito para todos os Centros de Saúde (CS), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) de Goiânia, que contam diariamente com profissionais nas áreas de clínica geral, ginecologia/obstetrícia e pediatria.
O atendimento é autoexplicativo, e assim que o cidadão inicia a conversa, recebe uma mensagem com os detalhes do serviço e como proceder para agendar a consulta.
Saiba como fazer o agendamento:
Ao iniciar a conversa através do aplicativo, para realizar o agendamento o morador precisa seguir os seguintes passos:
- Em seguida, ela receberá uma mensagem que explica o serviço ofertado;
- Logo depois, serão enviadas 11 opções para o paciente, cada uma referente a um tipo de agendamento e as demais com informações que podem ser acessadas por ali (como locais de vacinação, entre outros);
- A pessoa deverá responder informando o número correspondente ao que serviço que quer acessar.
- O atendimento pedirá dados pessoais, que devem ser fornecidos em seguida, além de endereço e disponibilidade de horário;
- Por fim, a consulta será marcada de acordo com as opções fornecidas pelo usuário e um comprovante será gerado para confirmar o agendamento.
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