19 de abril de 2024
Goiânia • atualizado em 18/12/2023 às 09:49

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias em Goiânia terão salário reajustado

Vereadores debatem projeto de Lei que garante pagamento do piso para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias em Goiânia
Vereadores debatem projeto de Lei que garante pagamento do piso para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias em Goiânia

A proposta tem como objetivo garantir a valorização dos profissionais que exercem as atividades de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE), em atenção à Emenda Constitucional nº 120, de 2022, que estabeleceu o piso salarial nacional desses cargos em dois salários-mínimos.

O prefeito Rogério Cruz encaminhou à Câmara Municipal, Projeto de Lei para adequar a remuneração dos cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE), no âmbito do município de Goiânia, em atenção à Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022.

Os vereadores já aprovaram o projeto em comissão e agora a discussão para o plenário da casa.

Na justificativa do projeto o poder executivo destaca que “A presente proposta de lei visa adequar a remuneração dos cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias e mostra o nosso reconhecimento por esses profissionais”.

Leia Também

Os valores da tabela de vencimentos constantes da “Tabela A”, segundo o projeto, terão efeitos financeiros retroativos para o período de 1º de janeiro de 2023 a 30 de abril de 2023. Já os valores da “Tabela B” terão efeitos financeiros retroativos a 1º de maio de 2023.

Sendo a diferença de vencimentos paga com dotação orçamentária própria e dividida em duas parcelas, sendo 50% em dezembro de 2023 e os outros 50% em janeiro de 2024. Ao detalhar que a proposta prevê a recomposição salarial automática o prefeito enfatizou que a prefeitura está seguindo o que diz a Constituição, que estabelece o piso não inferior a dois salários-mínimos, como forma de garantir o direito à saúde e a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS).


Leia mais sobre: / / / / Goiânia

Recomendado Para Você