29 de fevereiro de 2024
Cidades • atualizado em 20/09/2022 às 17:56

Vacina contra varíola dos macacos serão para profissionais da Saúde, afirma SES-GO

(Foto: Claudivino Antunes)
(Foto: Claudivino Antunes)

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga, anunciou que 50 mil unidades da vacina contra varíola dos macacos serão enviados ao Brasil, e a previsão é que elas chegam ainda na segunda quinzena de setembro.

Em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), as doses não serão, de início, para população e sim exclusivamente para profissionais da saúde que atuam na linha de frente, portanto, segundo a pasta, aguarda orientações do MS.

A pasta ainda ressalta que os testes para detectar varíola dos macacos já estão sendo feitos pelo Laboratório Lacen-Goiás desde o último dia 14 de setembro, e também, são exclusivos para o diagnóstico de amostras recolhidas pelos profissionais de saúde em pacientes com casos suspeitos, atendidos na rede médico-hospitalar.

Em nota a SES-GO afirma que não há previsão para testagem em massa, já que a transmissão do vírus é diferente da Covid-19. Desde o mês de agosto, a pasta enviava as amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) realizar o diagnóstico. Antes o procedimento era ainda mais demorado, quando os testes seguiam para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia Também

Leia mais sobre: / / Cidades / Destaques