PUBLICIDADE

Startup do Centro Oeste cria solução para contratação de profissionais criativos

Janaina Coe e Fabiano Figueiredo: Solução para encontrar profissionais da indústria criativa

Janaina Coe e Fabiano Figueiredo: Solução para encontrar profissionais da indústria criativa

“Qualquer empresa, em algum momento da sua vida, se não em todos, precisa comunicar algo a alguém” dizem os sócios da startup Comoequetalá, que, no Centro Oeste, se tornou a principal referência para contratação de profissionais deste segmento, como designers, publicitários, jornalistas e profissionais de marketing digital, além das categorias de TI como desenvolvimento de aplicativos, bots e jogos.

Apesar dos índices recorde de desemprego no Brasil, a startup Comoequetalá viu, surpreendentemente, em 2017, o número de vagas publicadas no site (https://comoequetala.com.br/vagas-e-jobs) aumentar em aproximadamente 20%, chegando à marca de 2.573 só nas áreas de Economia Criativa. Em 2018, esse número aumentou mais de 100% em relação a 2016, com uma média aproximada de 300 novas oportunidades publicadas a cada mês. O maior número de vagas publicadas são de trabalho fixo, mas também existem as de estágio e trabalho freelancer. A área que lidera o número de vagas é Publicidade, seguida de Design, Marketing e Tecnologia.

PUBLICIDADE

De acordo com a SED-GO, a Economia Criativa representa 6,9% do PIB goiano, empregando quase 300 mil pessoas e com uma remuneração anual total de R$ 5,2 bilhões. Um setor em plena expansão, que vem aumentando cada vez mais sua participação no PIB do estado, além de ser uma área que conta com elevado capital humano, fatores fundamentais para o aumento da produtividade e da inovação na economia (https://www.sed.go.gov.br/economia-criativa/economia-criativa.html

Mas até pouco tempo não era fácil conectar profissionais criativos a empresas. Encontrar profissionais para criar um material promocional ou uma campanha era um papel exaustivo que por vezes acabava nas mães dos ditos ‘sobrinhos’.  Podemos dizer que hoje este problema não existe mais. Com a plataforma de recrutamento criada exclusivamente para este segmento, 18.000 oportunidades de trabalho foram divulgadas ao longo de 9 anos, mudando radicalmente o cenário de contratação destes profissionais. Trabalho esse que envolveu mais de 3 mil publicadores e 60 mil profissionais, com uma média de 6 mil visualizações de página a cada dia.

PUBLICIDADE

Recentemente, foram incluídas novas funcionalidades na plataforma, como publicação de portfólio e currículo para facilitar a aplicação dos candidatos às vagas com apenas 1 clique. Além disso, o processo de candidatura ficou mais seguro, com a necessidade do cadastro mais completo por parte das empresas evitando a divulgação de oportunidades falsas dentre outras coisas. Dois meses e meio após o lançamento das novas funcionalidades, mais de 3.300 profissionais já cadastraram seus currículos e portfólios, assim como mais de 450 empresas concluíram seu cadastro detalhado para publicação de novas oportunidades.

Leia Também

O processo é simples, como no facebook, cria-se seu usuário que será o administrador da página, depois a página da empresa. A partir daí é só criar a oportunidade! Dependendo da oportunidade são de 30 a 60 candidatos em poucos dias. A seleção é feita na própria plataforma, sem que a empresa precise sair de site em site observando portfólios.

PUBLICIDADE

Complementando as vagas, a startup foi mais além e pensou não somente na conexão entre candidato e contratante, mas também no resultado qualitativo desse encontro. Desde o início os sócios Janaina Coe e Fabiano Figueiredo, ambos profissionais oriundos da área de comunicação, fazem juntos a curadoria de cursos, eventos e workshops que são ofertados aos candidatos e também às contratantes. Com a nova plataforma a intenção é unir todas as necessidades deste ciclo de habilidades, trabalho e renovação constante do conhecimento num só ambiente, tudo direcionado por algoritmos inteligentes que serão encarregados de fazer a melhor combinação de acordo com os desejos das partes.

Categorias: Tecnologia
Altair Tavares: