Iniciativa compõe o Goiás Social e promove inclusão digital e equidade de gênero, com laboratórios de ponta presentes em 21 cidades do estado
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu 1.500 vagas destinadas ao Programa Start, que oferece curso gratuito de robótica em 21 cidades do estado. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (20/1) e seguem até o dia 3 de fevereiro pelo link abre.go.gov.br/start. Podem se inscrever crianças e jovens de 8 a 20 anos, especialmente em situação de vulnerabilidade social, com 50% das vagas reservadas para meninas.
O curso oferece aulas de robótica, impressoras 3D, drones e outras tecnologias avançadas, e faz parte das ações do Goiás Social, programa do governo estadual liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado, que visa combater a pobreza extrema e promover a inclusão social. Com laboratórios de última geração, o curso é realizado em três módulos de ensino – introdutório, intermediário e avançado – com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos e soluções inovadoras para as comunidades locais. As aulas são realizadas duas vezes por semana, com um dia extra destinado ao esclarecimento de dúvidas.
“Este é um programa do Goiás Social que permite a nossas crianças e jovens terem o primeiro contato com a tecnologia. É um projeto importante em nosso objetivo de fazer de Goiás um estado cada vez mais tecnológico e projetar um futuro cada vez melhor aos goianos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
O programa é executado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e, ao todo, são 24 laboratórios em 21 cidades que proporcionam acesso à tecnologia e conhecimento a jovens em situação de baixa renda. Os resultados das inscrições serão divulgados no dia 4 de fevereiro, e as aulas começam no dia 10, indo até 11 de abril. Mais informações no site goias.gov.br/inovacao/ ou pelo número 62 99627-6899.
Leia Também
Além da capital Goiânia, que conta com quatro laboratórios, há vagas abertas para as cidades de Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso.
Fotos: Secti
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Tecnologia