A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), em parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Emprego, lançou o programa Qualifica Goiás, no âmbito do Programa Brasileiro Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional – Qualifica Brasil, com a oferta de 1250 vagas em cursos profissionalizantes relacionados às principais ocupações do mercado de trabalho de Goiás.
Os cursos vão ser realizados presencialmente nas unidades do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) e da Escola do Futuro de Goiás (EFG) e têm como público-alvo pessoas entre 16 e 29 anos, com prioridade para jovens em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente cadastradas no Sistema Nacional de Emprego e no Cadastro único – CadÚnico. As inscrições estão abertas até 15 de setembro no link https://site.cett.org.br/qualificagoias.
O programa, voltado ao desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional a jovens trabalhadores, de forma a contribuir com a formação geral, o acesso e a permanência no mundo do trabalho, busca, também, promover a igualdade de gênero, o combate ao racismo, à homofobia e a todas as formas de discriminação, em observância a resoluções que instituem o Programa Qualifica Brasil. Assim, 20% das vagas são reservadas para pessoas cadastradas no CadÚnico, 40% para pessoas negras, LGBTQIAP+ e mulheres, e 10% para pessoas com deficiência.
Os cursos disponibilizados são dos segmentos de beleza, turismo, modelagem, culinária, saúde, agropecuária e informática, exigindo do candidato o ensino fundamental incompleto ao ensino médio completo ou em processo de conclusão.
Com o Qualifica Goiás o CETT-UFG reafirma seu compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que promove a integração entre teoria e prática, aumentando as chances de inclusão produtiva da juventude, melhorando as condições de renda e de qualidade de vida. Os Colégios Tecnológicos e as Escolas do Futuro de Goiás, redes de ensino pertencentes ao Governo do Estado de Goiás e gerenciadas pelo CETT-UFG, foram selecionados para oferecer os cursos devido à estrutura administrativa, técnica e educacional.
Leia Também
Os Cotecs estão presentes em 16 cidades, e as EFGs estão presentes em cinco cidades goianas. Tal escolha vai permitir o aproveitamento de experiências e de resultados positivos na capacitação e qualificação de trabalhadores em diversos projetos empreendidos pelas redes de ensino e, consequentemente, fazer com que os recursos sejam melhor aplicados. Os cursos estão programados para iniciar em 1º de outubro, com duração de um ano.