O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), recebeu nesta terça-feira (20) uma comitiva do Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB) na Cidade Administrativa Maguito Vilela. A visita técnica, que se estende até quinta-feira (22), visa conhecer os locais que receberão obras de infraestrutura financiadas pela instituição.
O contrato, em fase final de negociação, prevê US$ 180 milhões em investimentos, com contrapartida de US$ 30 milhões da Prefeitura. A expectativa é que a assinatura ocorra até o final de março, dando início a diversas obras no município.
Pavimentação asfáltica é prioridade
A principal meta da administração municipal é iniciar a pavimentação asfáltica das ruas habitadas da cidade ainda no primeiro semestre de 2024. Na primeira etapa, cerca de 40 bairros serão beneficiados.
“Com esse financiamento, vamos asfaltar 100% das ruas habitadas de Aparecida. São mais de 1.200 km de vias que receberão asfalto, beneficiando diretamente mais de 600 mil pessoas”, destacou Vilmar Mariano.
Leia Também
Outras obras previstas
O financiamento do BRICS também viabilizará a construção de:
- Dois viadutos na BR-153
- Redes de bueiros
- Novas escolas
- Parques ambientais
- Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)
Experiência da Prefeitura é fundamental
Alexandre Takahashi, profissional sênior do Escritório Regional das Américas do NDB, salientou a importância da experiência da Prefeitura de Aparecida na execução de projetos com financiamento externo.
“Aparecida é um município importantíssimo para o Brasil e para a Região Centro-Oeste. A cidade cresce a taxas impressionantes e sua administração possui experiência em projetos de infraestrutura com financiamento externo. Isso foi fundamental para a aprovação do empréstimo”, frisou Takahashi.
Obras a partir de abril
O procurador-geral do município e coordenador do grupo de trabalho junto ao BRICS, Fábio Camargo, garantiu que as obras serão iniciadas em breve.
“Após o período chuvoso, as máquinas já começarão a trabalhar na pavimentação de diversos bairros. Podemos antecipar até 20% do valor do contrato e iniciar parte das obras até abril”, adiantou Camargo.