Priscila Cruz e Olavo Nogueira Filho se reuniram com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação para conhecer as ações que levaram Goiás a alcançar o melhor Ideb do Brasil
As iniciativas de Goiás, que resultaram no melhor desempenho no Ideb 2023 no Ensino Médio, chamaram a atenção de especialistas em educação em todo o país. A equipe da ONG Todos Pela Educação esteve no estado para entender as estratégias aplicadas, que levaram ao índice de 4,8 pontos.
A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, destacou que a visita a Goiás teve como objetivo celebrar os resultados expressivos alcançados, que hoje são referência não apenas para o Brasil, mas também para toda a América Latina. Segundo ela, em encontros com representantes de outros países, ficou evidente que as ações brasileiras mostram resultados significativos e refletem um aumento consistente nos investimentos na área.
Priscila ressaltou que os programas de alfabetização, a expansão da Educação em Tempo Integral e as reformas educacionais em Goiás se destacam por sua consistência. De acordo com ela, a rede estadual demonstra uma compreensão coletiva, envolvendo escolas e comunidade escolar, sobre a importância dessas iniciativas para alcançar o sucesso na avaliação.
Para a equipe do Todos Pela Educação, Goiás é visto como um “Farol da Educação Brasileira”. Desde a criação do Ideb, o estado elevou sua nota de 2,9 para 4,8, mantendo um histórico de bons resultados. Esse progresso contínuo foi elogiado como um exemplo de trabalho bem-sucedido e duradouro na educação pública.
Leia Também
A diretora pedagógica da Seduc Goiás, Alessandra Almeida, explicou que, na rede estadual, a recomposição das aprendizagens não é somente uma ação e sim uma decisão, uma estratégia para desenvolver uma aprendizagem efetiva. Outra situação explicada por todos que estavam presentes na reunião é a sinergia que existe entre todas as áreas da educação estadual desde a escola até a sede da secretaria. As ações de tutoria e de entendimento de onde a rede quer chegar são pontos fortes.
A secretária de educação, Fatima Gavioli, ressaltou que um dos principais pontos é que o governador Ronaldo Caiado é apaixonado na educação e sabe o poder transformador que ela tem. Para a secretária “todo o governo entendeu o tamanho que o estado pode chegar com um investimento continuado que transforma vida e leva o estado ao melhor patamar nacional”.