COMBATE AO MOSQUITO • atualizado em 15/02/2024 às 15:46

Caiado aplica primeira vacina contra dengue em Goiás e pede ajuda no combate à desinformação

Nessa primeira etapa, 150 mil doses da vacina contra dengue estão disponíveis para 52 municípios goianos
Caiado aplicou a primeira vacina contra dengue na pequena Ana Vitória, em Aparecida de Goiânia (Foto: Divulgação)
Caiado aplicou a primeira vacina contra dengue na pequena Ana Vitória, em Aparecida de Goiânia (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra a dengue em Goiás teve início nesta quinta-feira (15), com o objetivo de proteger a população contra a doença que já causou seis mortes no estado neste ano. A primeira fase da campanha vai imunizar crianças de 10 e 11 anos, com doses da vacina Qdenga (TAK-003) do laboratório japonês Takeda Pharma.

O lançamento oficial da campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do prefeito de Aparecida de Goiânia Vilmar Mariano (MDB) e do secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos.

Priorização de crianças e ampliação gradual da campanha

Nessa primeira etapa, 150 mil doses da vacina estão disponíveis para 52 municípios goianos, conforme critérios do Ministério da Saúde. A expectativa é de que, com a chegada de novas doses, a imunização seja ampliada gradativamente para outros grupos etários e municípios.

Combate à desinformação e conscientização da população

Leia Também

Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância da vacinação como medida de prevenção à dengue, reforçando a segurança e a eficácia da vacina. O governador Ronaldo Caiado fez um apelo à população para que não acredite em notícias falsas e se conscientize sobre a importância da imunização.

“Por favor, gente, pelo amor de Deus, não dê ouvido a essas coisas. O que nós, o Ministério da Saúde e a Anvisa estamos oferecendo, é uma vacina que passou em todos os testes de controle. Não é possível mais, em 2024, nós ficarmos nessa”, disse Caiado.

Engajamento da população e combate ao mosquito Aedes aegypti

O secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos, reforçou a necessidade do engajamento da população na campanha e destacou que a prevenção à dengue também depende do combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Se a gente cuidar bem do nosso quintal, do nosso jardim, das caixas de árvores, ninguém precisa estar doente por dengue, ninguém precisa ter complicações por dengue e ninguém precisa morrer por dengue”, afirmou Rasível.

Primeira criança vacinada e esperança para o futuro

A pequena Ana Vitória Gomes, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a dengue em Goiás. Ela se mostrou animada com a oportunidade de se proteger contra a doença e incentivou outras crianças a fazerem o mesmo.

“Foi legal, quis tomar a vacina para estar protegida contra e não pegar a doença”, disse Ana Vitória.


Leia mais sobre: Sem categoria

Recomendado Para Você