Saúde • atualizado em 04/03/2024 às 16:51

Ipasgo Saúde disponibiliza Informe de Contribuição à Saúde para Imposto de Renda

Este ano, Declaração de Imposto de Renda deve ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio. Com a alteração da personalidade jurídica, documento emitido pelo Ipasgo Saúde apresenta dois CNPJ’s


Desde 1º de março, o Ipasgo Saúde disponibiliza aos beneficiários e prestadores o Informe de Contribuição e Pagamentos de Despesas com Assistência à Saúde, para efeito de declaração do Imposto de Renda (IR). Este ano, a prestação de contas à Receita Federal sobre os rendimentos e patrimônio de 2023 deve ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio. Devem declarar Imposto de Renda os cidadãos que, no ano passado, receberam rendimentos tributáveis acima de R$28 mil.

O documento fornecido pelo Ipasgo Saúde demonstra as contribuições e despesas com os serviços realizados pelo titular e dependentes. Esses valores, pagos à instituição, podem ser abatidos da base de cálculo do imposto, fazendo com que diminua o valor do IR a pagar ou que se tenha de volta uma restituição. Para acessar o Informe de Contribuição à Saúde, basta acessar o site da instituição, www.ipasgo.go.gov.br.

Ipasgo

Na aba “Consulta de Contribuições para Imposto de Renda”, localizada no canto esquerdo do portal, digite matrícula e senha para conseguir baixar o documento. Se for o primeiro acesso, clique em “criar cadastro”. Além do site, o extrato das despesas com coparticipação e mensalidade do Ipasgo Saúde pode ser requerido em qualquer posto de atendimento.

Este ano, o beneficiário deve ficar atento, pois será necessário realizar a declaração para dois Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Com a alteração da personalidade jurídica do Ipasgo Saúde, de autarquia para Serviço Social Autônomo (SSA), ocorrida em abril do ano passado, é preciso informar os pagamentos feitos à autarquia e à SSA.

Ambos dados constam no demonstrativo deste ano, no campo de registro da assistência à saúde. Desta forma, os valores referentes aos pagamentos deverão ser informados na Declaração de Imposto de Renda conforme o extrato disponibilizado, ou seja, segregados por CNPJ, uma vez que se tratam de empresas diferentes. 

Leia Também

Quaisquer dúvidas sobre este assunto podem ser esclarecidas por meio da central de teleatendimento do Ipasgo Saúde. Basta ligar no telefone 0800 62 1919.


Leia mais sobre: / Saúde

Recomendado Para Você