PUBLICIDADE

Hugo tem nova central de esterilização

Esta é a primeira reforma executada na unidade sob o comando do Einstein; espaço é fundamental para evitar infecções e garantir a segurança de pacientes e colaboradores

A nova Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) entrou em funcionamento nesta terça-feira (12/11), garantindo mais segurança nos procedimentos de saúde. A reforma do espaço foi planejada e administrada pelo Einstein, que assumiu a gestão da unidade em agosto deste ano.

PUBLICIDADE

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, essa intervenção é apenas o início de uma série de investimentos solicitados pelo Governo de Goiás para melhorias no hospital. “Toda estrutura será remodelada, reconstruída para que a gente possa ter um hospital de referência na área de urgência médica com o padrão de excelência do Einstein”, explicou.

O setor de desinfecção recebe e limpa todos os materiais reutilizáveis, garantindo que estejam prontos para uso em qualquer área do hospital. Além de agora ter uma lavadora ultrassônica, que automatiza o processo de limpeza, e duas máquinas de desinfecção com secagem e água quente, esse serviço passará a funcionar 24 horas.

PUBLICIDADE

A diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, destaca que todo o processo terá um controle seguro, que conta com indicadores para monitoramento de produtos e equipamentos para o preparo e esterilização dos artigos médicos hospitalares. “A missão é que todos os materiais sejam entregues com ainda mais segurança”, reforça.

Leia Também

Ainda, serão realizados testes periódicos nas máquinas com produtos biológicos. Fitas testes também serão colocadas no interior das caixas de instrumentos e checadas antes do início dos procedimentos cirúrgicos, visando a conformidade da esterilização com as normas da Vigilância Sanitária Municipal.

PUBLICIDADE

Outros investimentos

O hospital recebeu uma unidade do aparelho Atmus, desenvolvido especialmente para a unidade privada do Einstein, em São Paulo, durante a pandemia do coronavírus. O equipamento foi fabricado para fazer a filtragem do ar dentro dos quartos dos pacientes com covid-19, em uma época em que se tinha pouca ou quase nenhuma informação sobre o vírus.

A diretora médica também explica que, além da obra na CME, outras devem ser entregues pela gestão Einstein até o final de 2025, para modernizar e otimizar o atendimento à população. “Algumas das áreas beneficiadas serão a UTI, centro cirúrgico, laboratório, consultórios e cozinha”, destaca.

Sobre o HUGO

O Hospital de Urgências de Goiânia – Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) foi inaugurado em 1991 e é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Em sua trajetória, se destaca por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes. Foi considerado referência no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) com o projeto Angels, implantado em 2022, e reconhecido internacionalmente no socorro a vítimas de AVC isquêmico. O protocolo reduziu em mais de 86% as sequelas de pacientes e em quase 90% o índice de óbitos de vítimas de AVC.

O HUGO possui 387 leitos para internação e um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, o hospital continuará realizando atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados para pacientes do SUS.

Categorias: Saúde
Redação - Altair Tavares: