25 de fevereiro de 2024
Novembro azul

Saúde masculina deve ir além da consciência sobre câncer de próstata

Especialistas alertam sobre o que precisa ser feito para prevenir e cuidar do corpo
Pesquisas mostram que, em quase 95% dos casos, o cãncer já se espalhou quando aparecem os sintomas. (Foto: reprodução)
Pesquisas mostram que, em quase 95% dos casos, o cãncer já se espalhou quando aparecem os sintomas. (Foto: reprodução)

A cada 8 minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil, e, a cada 40 minutos, um deles morre em decorrência da doença. Quem tem o pai ou irmão com câncer de próstata também tem um risco duas a três vezes maior de desenvolver o problema.

A exemplo disso, o urologista Dr. Rodrigo Rosa de Lima explica que o câncer de próstata não tem cura se diagnosticado em estágio avançado, entretanto, pode ser controlado por meio de bloqueio dos hormônios masculinos, medicação, cirurgia, e, em alguns casos selecionados, quimioterapia. Contudo, a prevenção ainda é o melhor remédio, ressalta.

Nos próximos dias tem início o “Novembro Azul”, uma campanha de conscientização que busca alertar os homens sobre a importância da saúde masculina, com foco especial na prevenção do câncer de próstata. A iniciativa tem por objetivo incentivar os homens a realizarem o exame de próstata regularmente, tendo em vista que o diagnóstico precoce garante melhores chances de tratamento.

O câncer de próstata representa a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum em homens no mundo. O especialista explica também que o câncer de próstata é assintomático entre 70% e 80% dos casos. “Quando apresentam sintomas, normalmente a doença já se espalhou para outros órgãos em até 95% dos casos, portanto, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, com menos efeitos colaterais”.

Leia Também

É importante lembrar também que, além do câncer de próstata, o Novembro Azul aborda questões gerais de saúde masculina, incluindo doenças cardíacas, diabetes, saúde mental e muito mais. A campanha visa incentivar os homens a adotarem um estilo de vida saudável e a realizarem check-ups regulares para prevenir e detectar problemas de saúde precocemente.

Sobre prevenção, o médico intensivista e especialista em nutrologia dr José Israel Sanchez Robles lembra, também, que uma vida saudável é uma das coisas mais importantes para conseguir escapar de doenças como o câncer. “Optar sempre por alimentos frescos, naturais, fugir dos ultraprocessados e, claro, fazer exercícios físicos diários, mesmo que, pelo menos, meia hora por dia, vão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e a prevenir várias doenças”, diz.


Leia mais sobre: Saúde