“Queremos Goiânia mais alegre”, diz Iris ao inaugurar novas estações de bicicletas

ANÚNCIO

“O objetivo principal desta criatividade, incluindo crianças, é fazer de Goiânia, a cada dia, uma cidade mais alegre”, disse, neste domingo (09/06), o prefeito Iris Rezende durante inauguração de quatro novas estações de bicicletas compartilhadas (duas adultas e duas infantis), o GynDeBike, no parque Flamboyant, Instituto Federal de Goiás e Praça do Sol. Patrocinado pela Unimed, e operacionalizado pela Serttel, a estrutura passa a contar com 200 bicicletas em 20 estações. A malha cicloviária está sendo recuperada, sendo que 80% do trabalho já foi concluído.

Durante o lançamento, Iris lembra que as bicicletas fazem parte da história de Goiânia. “Quando cheguei aqui adolescente, éramos a cidade do Brasil com maior índice desta forma de transporte por habitante”, disse. “Com o advento dos automóveis e das motos, fomos perdendo essa característica de capital da bicicleta”, cita. 

O prefeito afirma que “a nossa preocupação é voltar um pouco ao passado porque as bicicletas proporcionam oportunidades de lazer a todos”. Segundo ele, a secretaria municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) “trabalha há muito tempo um projeto para que, principalmente nos domingos e feriados, as vias fiquem mais seguras para as pessoas que as querem utilizar”. Durante a semana, o prefeito cita o esforço para aperfeiçoar e ampliar faixas exclusivas, ao citar que esse meio de transporte é importante instrumento para exercícios físicos.

ANÚNCIO


Iris Rezende cumprimenta usuários de bicicletas compartilhadas no Parque Flamboayant (foto Paulo JOsé)

Iris também cita que, quando Pedro Ludovico iniciou a construção de Goiânia, as pessoas se espantaram com a largura das novas avenidas, que agora se tornaram pequenas para o grande número de carros existentes na cidade. “É por isso que estamos ajudando a construir uma nova cultura na cidade onde o uso da bicicleta é uma opção”, destaca. 

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, disse que o sistema de compartilhamento de bicicletas é uma alternativa para os problemas de mobilidade dos grandes centros urbanos. “Com a sensibilidade do prefeito Iris Rezende, que pensa na cidade como um todo, a Prefeitura de Goiânia está fazendo a sua parte para tornar a cidade um exemplo de qualidade de vida”, pontua. 

Segundo o gestor da SMT, Goiânia tem condições ideais para a prática do ciclismo com sua geografia plana e já ocupa a oitava posição entre as capitais com maior malha cicloviária, tendo 100 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A extensão é proporcionalmente maior que a de São Paulo, com 490 km, considerando a população das duas capitais. 

Em nome da Unimed, a vice-presidente Selma Trali comentou que a cooperativa médica está muito feliz de manter e ampliar a parceria com a prefeitura para melhorar a mobilidade urbana, a saúde e o lazer da população. Por sua vez, a presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Parque Flamboyant, Luiza Barbosa de Oliveira, fez questão de agradecer pelo apoio à unidade de conservação. “Este parque foi criado pelo prefeito Iris Rezende e se tornou o mais bonito da cidade”, disse. Luiza falou em nome da comunidade de 30 mil pessoas que representa.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO

Comments are closed.