28 de fevereiro de 2024
Cidades • atualizado em 25/08/2022 às 17:20

Provas do Encceja 2022 serão realizadas neste domingo (28)

Mais de 52 mil goianos com mais de 15 anos de idade e que não concluíram a Educação Básica realizam, no próximo domingo (28), as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Ao todo, 153 unidades escolares da rede estadual, localizadas em 27 municípios goianos, serão utilizadas como local de prova. 

Realizado desde 2002, o Encceja permite que jovens e adultos que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio em idade adequada obtenham o certificado de conclusão nessas etapas de ensino. Para isso, os candidatos realizam provas objetivas das quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza; Matemática; Linguagens; e Ciências Humanas, devendo atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma delas e nota igual ou superior a 5 pontos na prova de Redação. 

Os candidatos que atingirem a proficiência nas quatro áreas do conhecimento ou que desejam obter a Declaração Parcial de Proficiência e selecionaram a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) como instituição certificadora poderão solicitar a emissão em 40 unidades de ensino da rede estadual de ensino. Para conferir o gabarito oficial e o desempenho individual na prova, no entanto, o participante deve acessar a página do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/) a partir do 9 de setembro.

As provas desse domingo serão realizadas em dois turnos, sendo o turno da manhã destinado às áreas de ciências da natureza e matemática e o turno da tarde destinado às áreas de linguagens e ciências humanas. Todas as informações sobre os horários das provas e locais de prova estão disponíveis na página do participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial). 

Leia Também

Desde 2019, o Governo de Goiás oferta ainda a Educação de Jovens e Adultos na modalidade à distância dentro do programa EJATec. O programa, destinado às pessoas maiores de 18 anos e que já finalizaram o Ensino Fundamental, oferta o Ensino Médio na modalidade semipresencial, sendo 20% das aulas presenciais e 80% on-line.

Neste segundo semestre de 2022, mais de 4 mil estudantes já se matricularam no EJATec, totalizando mais de 9 mil alunos durante todo o ano. Para participar do programa, o interessado pode contatar uma das 42 escolas-polo. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc/GO no [email protected] ou pelo telefone: (62) 3243-6749.


Leia mais sobre: / / / / Cidades