21 de fevereiro de 2024
Notícias • atualizado em 18/04/2020 às 12:31

Preserve a coluna em tempos de home office

Sentado de qualquer jeito num canto do sofá, deitado na cama ou todo desajeitado na cadeira. Provavelmente você esteja em uma dessas situações lendo essa matéria, e quase como uma premonição, saberemos o que acontece em seguida: uma bela dor nas costas! Mas se isso te conforta, saiba que não está sozinho. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma estimativa que 7 em cada 10 pessoas vão sentir algum tipo de dor nas costas ao longo da vida. Já a publicação da revista científica The Lancet, de 2018, apontou que a lombalgia, como também é chamada a dor lombar, é o principal fator incapacitante em todo o mundo, afetando aproximadamente 540 milhões de pessoas.

Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, aumentou o número de pessoas que estão trabalhando em casa, mas nem todos têm um escritório montado e acabam adaptando mesas de jantar e sofás de acordo com a necessidade. No entanto, as consequências vêm depois, como alerta o fisioterapeuta Kaio Vinicius Lima (Crefito 289966-F), que atende no Órion Complex, em Goiânia. “No início a posição pode até parecer confortável, mas em pouco tempo as dores começaram a aparecer e se nada for feito, pode se tornar crônica”, alerta. 

O fisioterapeuta explica a importância da cadeira adequada para evitar as dores nas costas. “O móvel ideal é aquele que acompanhe a curvatura fisiológica da coluna e que tenha encosto para os braços, promovendo assim menos irritação dos músculos e ligamentos durante o dia a dia”, diz acrescentando que é preciso ter cuidados também com relação às mesas, como manter em uma altura em que seus braços fiquem confortáveis, evitando qualquer tipo de sobrecarga em ombros e braços. 

Mesmo com cadeira e mesa adequadas, o fisioterapeuta lembra que movimentar-se é fundamental. “O ideal é se levantar a uma hora de trabalho, se hidratar bem, realizar ações que auxiliam no alívio das tensões causadas por posturas mantidas por muito tempo. O movimento é a cura para inúmeras desordens, e a prevenção está como fator principal para reduzir problemas derivados do trabalho. Se exercite, coma e durma bem, só assim terá uma vida saudável e livre de dores”, ressalta Kaio. 

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  • Levante a cada uma hora de trabalho;
  • Caminhe, mesmo que seja alguns passos;
  • Alongue-se regularmente, esticando bem os braços para os dois lados ainda sentado;
  • Movimente a cabeça para os dois lados e depois em movimentos circulares; 
  • Em pé, com as pernas esticadas coloque as mãos na região da coluna e faça movimentos para trás;
  • Procure sentar de forma que vc se sinta confortável; 
  • Ao final do dia, realize movimentos que promovam relaxamento de toda a coluna; 
  • Meditação e exercícios respiratórios são de extrema eficácia para dor nas costas; 
  • Nunca se automedique. Se a dor persistir, procure ajuda profissional.

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