PUBLICIDADE

Vanderlan promete solução para crise do Imas, como fez com o Iamesc, em Senador Canedo

Vanderlan promete solução para crise do Imas, como fez com o Iamesc, em Senador Canedo

Vanderlan promete solução para crise do Imas, como fez com o Iamesc, em Senador Canedo

O candidato à Prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), em reunião com a Associação Médica de Goiás (AMG), comprometeu-se a resolver os problemas do Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (Imas), comparando a situação atual do órgão com o Instituto de Assistência Médica de Senador Canedo (Iamesc), que ele afirmou ter recuperado quando foi prefeito daquela cidade. A reunião, que contou com a presença da sua vice, Sucena Hummel, e do deputado federal Ismael Alexandrino, teve como principal tema a crise na saúde municipal.

Vanderlan criticou a gestão atual de Goiânia por não ter clareza sobre a dívida do Imas e relatou sua experiência em Senador Canedo, onde, segundo ele, assumiu uma situação semelhante e conseguiu sanear o Iamesc com uma gestão eficiente. Ele propôs parcelar as dívidas com os credores e garantir que os pagamentos sejam feitos sem atrasos. “O Imas desconta do servidor na folha de pagamento, mas o atendimento não está sendo garantido. Isso precisa mudar”, enfatizou.

PUBLICIDADE

Além de ajustes administrativos, o candidato também mencionou a possibilidade de firmar parcerias e convênios pelo “preço justo”, sempre com o compromisso de pagar em dia. Para ele, é fundamental que a saúde básica seja prioridade, e destacou como meta a cobertura de 100% do Programa Saúde da Família (PSF) em Goiânia, objetivo que, de acordo com Vanderlan, trará maior eficiência ao sistema de saúde, melhorando o atendimento preventivo e reduzindo os custos. “Vamos priorizar o atendimento na base, antes que os problemas de saúde se agravem”, defendeu.

A crise nas maternidades públicas da capital também foi pauta da reunião. O diretor da AMG, Waldemar Amaral, demonstrou preocupação com o futuro das três maternidades da cidade — Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão — que enfrentam dificuldades financeiras e correm o risco de fechar. Ele criticou as propostas de alguns candidatos de construir o Hospital Geral de Goiânia, questionando a viabilidade financeira de manter uma nova estrutura enquanto as maternidades existentes enfrentam carências. Vanderlan concordou e reforçou a importância de concentrar esforços na estrutura já existente, começando pela atenção básica.

PUBLICIDADE

Durante o encontro, Vanderlan recebeu elogios pelo trabalho feito na saúde durante sua gestão em Senador Canedo. O médico Rui Gilberto Ferreira lembrou que Vanderlan construiu e abriu a maternidade local, transformando-a em um hospital de residência médica. “Ele é o gestor que Goiânia precisa. Ele é acessível e tem a experiência necessária para uma metrópole”, destacou.

Leia Também

Já o deputado Ismael Alexandrino elogiou a compreensão que Vanderlan tem dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua sensibilidade com as pessoas. “Quando foi prefeito, vi de perto como ele fez Senador Canedo avançar com uma visão de gestão sólida e respeito pela população”, afirmou.

PUBLICIDADE

Vanderlan encerrou sua participação destacando que sua experiência como prefeito o capacita a resolver os desafios da saúde em Goiânia. Entre suas prioridades imediatas, ele citou a eliminação das filas de cirurgias eletivas, consultas e exames, através de parcerias com a rede privada, sempre pagando o preço justo e sem interferências políticas. “Nenhum goianiense vai ficar sem atendimento médico”, prometeu o candidato.

Categorias: Política
Redação - Altair Tavares: