Liderado pelo vereador Igor Franco, o bloco Vanguarda viu todas as suas indicações na Prefeitura de Goiânia serem exoneradas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O ato foi publicado no Diário Oficial do Município de Goiânia nesta quarta-feira (01/11) e inclui o irmão do parlamentar, Diogo Franco, que até então estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa.
São mais de 160 cargos entre comissionados e contratos que tiveram suas exonerações e dispensas publicadas. Entre eles estão de Gizza Laurene Lemos, que é esposa do vereador Welton Lemos (Podemos) e era chefe de gabinete no Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas).
Ela chegou a assumir a presidência do Instituto em maio, junto com Franco, mas a repercussão negativa fez com que o prefeito Rogério Cruz suspendesse a nomeação no dia seguinte. Era o ingresso do Vanguarda de vez na base governista do republicano. Até então, os integrantes se mostravam independentes e em determinados momentos até virulentos contra a gestão municipal.
O bloco também é formado atualmente por Gabriela Rodart (PTB), Paulo Magalhães (União Brasil) e Markim Goya (Patriota), além de Lemos e Igor, que articularam a criação da formação do grupo assim que assumiram suas cadeiras em novembro de 2022.
Leia Também
Leia mais sobre: Política