O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo instituto AtlasIntel na noite desta sexta-feira (05/01). O levantamento, feito entre os dias 18 a 31 de dezembro, mostrou que Caiado tem 72% de aprovação.
O governador goiano também é o segundo chefe do Executivo com menos reprovação, com apenas 14%. O primeiro lugar nesse quesito é do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que tem 13% de reprovação.
Logo após Caiado, aparece Barbosa, com 69% de aprovação, e, em terceiro lugar, Antonio Denarium (PP), de Roraima, com 66%. Já Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco, é a última da lista, com apenas 36% de aprovação.
A pesquisa contemplou 29.694 respondentes entre 18 e 31 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 1 a 5 pontos percentuais, dependendo do tamanho de cada estado.
Caiado de olho na presidência
Leia Também
A pesquisa AtlasIntel não foi a única a apontar a crescente aprovação de Caiado no cenário estadual e nacional. Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado pela revista Veja no dia 12 de dezembro de 2023 indicou índice de aprovação de 81,4% na gestão do governador de Goiás.
Em sondagem divulgada no mês de junho do ano passado, Caiado tinha 76% de aprovação, a melhor avaliação entre todos os governadores na época. O destaque positivo do chefe do Executivo de Goiás sinaliza um boa aceitação para ambições maiores.
Com o resultado das últimas pesquisas, está mais do que evidente que a avaliação sustenta as pretensões de Caiado de ser candidato a presidente, fato não escondido por ele. O objetivo maior do governador, hoje, é a disputa pela presidência da República.
Leia mais sobre: Política