A menos de nove meses das eleições municipais, pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pelo Paraná Pesquisas, encomendada pelo Partido Liberal (PL), revela um cenário acirrado e indefinido na disputa pela Prefeitura de Goiânia.
Em um primeiro cenário estimulado, com apresentação dos nomes dos candidatos aos entrevistados, Adriana Accorsi (PT) aparece com 22,1% das intenções de voto, seguida por Vanderlan Cardoso (PSD) com 20,6% e Gustavo Gayer (PL) com 19,7%. A margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos indica um empate técnico entre os três líderes.
Bruno Peixoto (UB) aparece em quarto lugar com 10,7%, seguido por Rogério Cruz (Republicanos) com 7,4%, Jânio Darrot (MDB) com 2,9% e Leonardo Rizzo (Novo) com 2,1%.
Rejeição e aprovação da gestão atual
O atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) é o candidato com maior índice de rejeição, com 39% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Adriana Accorsi aparece em seguida com 26,8%, seguida por Gustavo Gayer (16,8%), Vanderlan Cardoso (16,2%), Bruno Peixoto (13,2%), Leonardo Rizzo (9,9%) e Jânio Darrot (7,1%).
Leia Também
Em relação à gestão de Rogério Cruz, 63,2% dos entrevistados desaprovam o seu desempenho, enquanto 32,2% aprovam.
Falta de conhecimento dos candidatos
Um dado preocupante da pesquisa é a falta de conhecimento dos eleitores em relação aos candidatos. Na metodologia espontânea, quando não há apresentação dos nomes dos candidatos, 76,6% dos entrevistados não souberam responder em quem votariam.
Apenas 4,7% dos entrevistados mencionaram Adriana Accorsi espontaneamente, seguida por Gustavo Gayer (4,6%), Vanderlan Cardoso (2,8%) e Rogério Cruz (2,4%).
Cenários com diferentes combinações de candidatos
A pesquisa também simula cenários com diferentes combinações de candidatos. Em um segundo cenário estimulado, com quatro opções de voto, Adriana Accorsi aparece com 27,1%, Vanderlan Cardoso com 24,3%, Gustavo Gayer com 22,5% e Rogério Cruz com 9,3%.
Em outro cenário, com a exclusão de Rogério Cruz, Adriana Accorsi sobe para 30,2%, Vanderlan Cardoso para 28,7% e Gustavo Gayer para 26,3%.
Perfil dos entrevistados
A pesquisa foi realizada com 680 eleitores com 16 anos ou mais, residentes em Goiânia. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, residentes em Goiânia. O levantamento foi realizado entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro de 2024 e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº GO-09948/2024.