O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta sexta-feira (10/11), as penas de mais cinco condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os réus foram sentenciados a penas de 13 anos e seis meses a 16 anos e seis meses de prisão, em regime inicial fechado.
Os condenados foram: a goiana Rosana Maciel Gomes, Fabrício de Moura Gomes, Moisés dos Anjos, Jorginho Cardoso de Azevedo, Osmar Hilbrand. Todos foram presos no Palácio do Planalto, em flagrante, pela Polícia Militar.
A decisão foi proferida por maioria, com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Luiz Fux.
Com mais essas condenações, chega a 25 o número de pessoas condenadas pelo STF por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Na ocasião, grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.
Leia Também
Os réus foram condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e depredação de patrimônio protegido da União.
O julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro continua em andamento no STF.
Abaixo, confira a pena recebida por cada um dos condenados:
Fabrício de Moura Gomes, de 45 anos, de São Paulo: 16 anos e seis meses de prisão
Moisés dos Anjos, 61 anos, de São Paulo: 16 anos e seis meses de prisão
Jorginho Cardoso de Azevedo, 62 anos, de São Paulo: 16 anos e seis meses de prisão
Rosana Maciel Gomes, 50 anos, de Goiás: 13 anos e seis meses de prisão
Osmar Hilbrand, 53 anos, de Minas Gerais: 13 anos e seis meses de prisão
Leia mais sobre: Política