RUPTURA • atualizado em 21/09/2023 às 12:00

Fortunato deixa Secretaria de Relações Institucionais com críticas a Rogério Cruz

Ruptura acontece um dia após Rogério Cruz anunciar uma mini reforma do secretariado
Ricardo Fortunato em entrevista concedida a Altair Tavares (Foto: Altair Tavares)
Ricardo Fortunato em entrevista concedida a Altair Tavares (Foto: Altair Tavares)

Durou menos de seis meses a titularidade do ex-prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato (Republicanos) na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Ele pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (20/09), um dia após o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciar uma mini-reforma do secretariado. Fortunato, no entanto, saiu disparando fogos e criticando a gestão.

No pedido de exoneração foram dadas indicações da insatisfação, com a declaração pública de problemas e questionamentos considerados graves à administração atual. Prontamente, em nota, a Prefeitura de Goiânia reforçou que se trata de fatos de gestões anteriores. 

Em sua carta de exoneração que o site Altair Tavares teve acesso, Fortunato indica insatisfações e induz sobre processos que a Prefeitura de Goiânia está envolvida. “Saliento que os motivos que me levaram a tomar tal decisão são de cunho pessoal, mas, não posso deixar de citar os vários procedimentos instaurados pelo Ministério Público, Tribunal de Contas do Município, e os procedimentos de Tomada de Contas Especial, que chegam diariamente à Secretaria Municipal de Relações Institucionais”, destaca.

O pedido de exoneração foi prontamente atendido pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que sequer agradeceu o período que Fortunato permaneceu à frente do cargo. “Como a SRI está incluída na reforma administrativa, o prefeito Rogério aceitou o pedido de demissão do secretário de Relações Institucionais e busca nome com competência para assumir a pasta”, disse a nota.

Ao portal Altair Tavares, Fortunato disse que sua exoneração não tem relação com o posicionamento do Republicanos em entregar os cargos do partido no primeiro escalão, como mostrado pelo site. “Eu não quero me envolver mais com essa gestão. Há inúmeros processos, falta transparência. Não quero mais dores de cabeça. Os processos estão se acumulando e o prefeito não resolve”, destacou.

Leia Também

A Prefeitura de Goiânia, no entanto rebateu e disse que tem buscado soluções para eventuais irregularidades, herdadas a partir de outras gestões. “Os contratos sob Tomada de Contas Especiais na responsabilidade da Secretaria de Relações Institucionais se referem a contratos celebrados em gestões anteriores e que a atual administração se dedica para apresentar as informações requisitadas para a conclusão da prestação de contas”, pontuou. “A administração atua com total transparência junto aos órgãos de controles interno e externo e já forneceu todas as informações necessárias”, destacou.


Leia mais sobre: Política

Recomendado Para Você