Política • atualizado em 19/12/2022 às 13:39

Cerimônia de diplomação dos eleitos em Goiás acontece nesta segunda-feira (19)

Diplomação em Goiás acontece nesta segunda-feira (19). (Foto: Alego)
Diplomação em Goiás acontece nesta segunda-feira (19). (Foto: Alego)

Os candidatos eleitos e reeleitos em Goiás serão diplomados a partir das 10 horas desta segunda-feira (19) no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) . Os diplomados serão: governador, senador, deputados estaduais, federais e suplentes ao Senado.

Acompanhe por aqui a solenidade de diplomação:

O governador reeleito, Ronaldo Caiado (União Brasil) participará da solenidade remotamente. O governador está se recuperando após passar por uma cirurgia de ponte de safena, no último dia 8 de dezembro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e a entrega do diploma não precisa necessariamente da assinatura do candidato eleito. 

Há expectativa é que Caiado deve discursar após a entrega do diploma, já em reta final da cerimônia. Em seguida, a previsão é que o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, faça o último discurso antes do encerramento.

Ao todo serão 41 deputados estaduais e 17 federais. De acordo com o TCE, os suplentes de deputados estaduais e federais não farão parte da cerimônia devido a capacidade de pessoas no auditório. Portanto, os três primeiros suplentes podem apresentar requerimento ao protocolo geral do TRE-GO solicitando o diploma a partir de 7 de janeiro de 2023. 

Leia Também

Diplomação

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a expedição e disponibilização do diploma devidamente assinado.

Com isso, os candidatos eleitos se tornam habilitados a assumir e exercer os mandatos. A cerimônia compete aos órgãos colegiados da Justiça Eleitoral (TSE, TRE ou Junta Eleitoral).


Leia mais sobre: / / / Política

Recomendado Para Você