Após o deputado estadual Fred Rodrigues (DC) encaminhar protocolo para pressionar a entrega da cidadania goiana ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), encaminhou a data para a entrega da homenagem: o político deverá vir a Goiânia no dia 18 de agosto quando ocorrerá a solenidade.
No mesmo dia, Bolsonaro também deverá marcar presença na Câmara dos Vereadores de Goiânia. Proposta do vereador Ronilson Reis (sem partido) marcará a entrega da Medalha do Mérito do Agronegócio. É mais uma solenidade que entrega nas mãos do ex-presidente da República, o reconhecimento de parcela da categoria política goiana.
Autor do requerimento que pressionou a entrega do título de cidadão goiano a Bolsonaro, Fred Rodrigues também quer realizar uma solenidade nos mesmos moldes a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que hoje preside o PL Mulher.
A homenagem ao ex-presidente foi aprovada ainda em 2019, em seu primeiro ano de mandato pelo ex-deputado estadual Humberto Teófilo (à época no PSL). “Em seus mandatos parlamentares, destacou-se pela defesa dos direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas, lutou contra erotização infantil nas escolas e por maior rigor disciplinar nas instituições de ensino, pela redução da maioridade penal, pela posse de arma de fogo para o cidadão de bem e direito à legítima defesa, pela segurança jurídica na atuação policial, pelos valores cristãos e pela família tradicional”, argumentou à época.
O título foi aprovado com maioria absoluta mas com votos contrários dos deputados estaduais Leda Borges (PSDB), Vinicius Cirqueira (PROS), Alysson Lima (PRB), Adriana Accorsi (PT) e Antônio Gomide (PT). Atualmente, apenas o último ainda está na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.