As negociações sobre o futuro do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estão avançadas, e duas possibilidades reais estão sendo consideradas: a fusão com o MDB ou com o PSD. O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, já conversou com os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSD, Gilberto Kassab. Ambos os partidos analisam o impacto da possível mudança.
Caso o PSDB seja incorporado, tanto o MDB quanto o PSD se tornariam a terceira maior bancada do Congresso, conforme informou o portal Terra. No entanto, as negociações ainda seguem em andamento, pois a fusão do PSDB com qualquer um dos dois partidos pode gerar impactos regionais, uma vez que há disputas entre eles em diversas localidades do Brasil.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ex-governador de Goiás afirmou: “Há uma corrente que quer que o PSDB continue, e outros defendem a incorporação ou fusão a um partido maior”.
Há a possibilidade de que a decisão seja tomada antes do Carnaval, para que o partido que eventualmente receber os tucanos possa fortalecer suas articulações no parlamento. Atualmente, o PSD tem grande influência em São Paulo, estado que já foi o principal berço político do PSDB.
Em Goiás o impacto poderá ser sentido na bancada do partido (PSDB) na Assembleia, onde o partido é oposiçãoo ao governo Caiado, e tanto PSD quanto MDB compoe a base da adminsitração estadual. Já em Goiânia a situação é parecida enquanto a bancada faz oposição ao prefeito Sandro Mabel, tanto PSD quanto MDB fazem parte da base de sustentação da administração.