28.8 C
Goiânia
quarta-feira, 4 agosto 2021

Pesquisa da UFG descobre fungo que controla doenças no arroz, tomate, soja e cana-de-açúcar

- Anúncio -
- Anúncio -

O uso de microrganismos benéficos contribui para redução da aplicação de agrotóxicos. Essa foi a conclusão de uma pesquisa do Laboratório de Genética de Microrganismos (LGM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG) que obteve um fungo a partir de raízes de uma orquídea presente no Cerrado. Estudos mostraram que este fungo controla doenças do arroz, tomate, soja e cana-de-açúcar.

A coordenadora da pesquisa, professora Leila Garcês de Araújo (ICB/UFG), explica que o fungo Waitea Circinata foi descoberto pelo grupo em 2009. “Primeiro realizamos testes no laboratório contra os patógenos do arroz, soja e tomate. Depois, escolhemos as doenças mais importantes como a brusone do arroz e avaliamos na planta”, explicou.

- Anúncio -

De acordo com a professora, em junho de 2020, o Laboratório assinou um acordo de parceria para pesquisa com a empresa Ballagro, que atua no desenvolvimento de produtos biológicos para o setor agrícola. O acordo prevê um financiamento no valor de 486 mil reais para custeio, equipamentos e bolsas de estudos.

“Juntamente com a empresa nacional Ballagro de controle biológico vamos desenvolver um bioproduto e acreditamos que, em 5 anos, o produtor poderá usar para controle das doenças citadas, e também com efeito indireto no crescimento dessas culturas”, explicou Leila Garcês.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -
- Anúncio -

Relacionadas

- Anúncio -