Prefeito Gustavo Mendanha testa equipamento que lê o texto para deficientes visuais (foto divulgação)

Pessoas cegas ou com deficiência visual agora terão à disposição para uso gratuito, em Aparecida, um equipamento que transforma textos de qualquer superfície em áudio, facilitando a leitura e o acesso à educação, à cultura e ao mercado de trabalho. Cinco exemplares desse dispositivo adquirido pela Prefeitura de Aparecida serão apresentados e entregues à comunidade nesta terça-feira, 04, às 9h, no espaço multiuso da Cidade Administrativa.

A ferramenta funciona com uma câmera intuitiva, que consegue ler e traduzir em áudio informações impressas em livros, jornais, revistas, placas de sinalização, mensagens no celular, cardápios de restaurantes, painéis e até cédulas de dinheiro (em real e dólar).

_________________

RELACIONADAS:

“É uma tecnologia de inclusão revolucionária que irá democratizar e promover a independência de pessoas com deficiência visual. A leitura é uma grande aliada para que os cidadãos tenham acesso à cultura, à educação, à vida social e, consequentemente, ao mercado de trabalho. E teremos isso em Aparecida à disposição da população”, disse o prefeito Gustavo Mendanha destacando que a Prefeitura foi a primeira gestão pública de Goiás a adquirir os dispositivos.

Duas dessas câmeras de leitura ficarão disponíveis já a partir desta terça-feira, 04, na Biblioteca Pública Municipal Ursulino Tavares Leão, que fica na Avenida das Nações, no Setor Vera Cruz, próximo ao Procon de Aparecida. Qualquer pessoa que tenha necessidade de usar o equipamento poderá acessá-lo na biblioteca de segunda a sexta, em horário comercial.

ANÚNCIO


Comentários

comentarios

ANÚNCIO