Notícias • atualizado em 24/08/2020 às 15:13

Solução digital facilita acesso do público a projetos de arquitetura

Goiânia é uma cidade em pleno crescimento, tanto vertical quanto horizontal; porém ainda tem mais intensidade seu crescimento horizontal. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82% dos 502 mil domicílios ocupados da capital são casas.  Essa realidade aponta para a importância da prática do planejamento urbano por parte não apenas dos loteadores e incorporadores, mas também daqueles que constroem sua habitação após a aquisição do lote.

O primeiro passo para a construção regular seria a contratação de um profissional habilitado, mas um estudo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil com o instituto Datafolha aponta que, entre os que construíram ou reformaram um imóvel, 85,40% fizeram o serviço por conta própria ou com pedreiros e mestres de obras, amigos e parentes.  Essa, inclusive, é a maior causa dos problemas que resultam em autuação ou embargo na capital goiana, segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Goiânia.

Foi essa observação da realidade que a levou a trazer pioneiramente para Goiás a InstaCasa, uma construtech criada em 2017 em São Paulo, que democratiza o acesso a projetos arquitetônicos. A startup, que já presente mais de 8 estados brasileiros, chegará a Goiânia a partir de agosto de 2020, disponibilizando os projetos de arquitetura para construção de casas e sobrados em alguns empreendimentos da Tropical Urbanismo e Incorporação, começando pelo   loteamento Jardim Europa e o condomínio fechado Parque das Acácias.

Para os compradores do lote, basta definir os filtros para o projeto ideal como, por exemplo, o número de dormitórios, área construída e até referência de estilo arquitetônico. Em poucos segundos, é possível visualizar as opções em 3D e ter uma noção real do que é possível fazer no espaço. Quem adquire o lote, ganha acesso a plataforma da InstaCasa e pode escolher um dos inúmeros projetos arquitetônicos disponíveis para o empreendimento, custeados pela loteadora. 

Segundo o fundador e CEO da startup, Maurício Carrer, a InstaCasa funciona como o “decorado do lote”. “Temos uma equipe de arquitetos que desenha todo o projeto de implantação, com tamanho dos lotes, aclives e declives, além da legislação vigente. Depois, criamos projetos que se adequam aos espaços, em diferentes configurações e estilos. No total, cada loteamento tem de 150 a 600 opções diferentes de projetos”, comenta o empreendedor.

Leia Também

A plataforma também informa o custo estimado para a execução de cada projeto, calculado de acordo com o Custo Unitário Básico (CUB) de cada estado.  O projeto segue a legislação vigente do município do lote em aquisição. Após a entrega do lote, a startup ainda auxilia nas etapas de aprovação e financiamento da obra.

Leandro Daher considera ser também uma contribuição para o planejamento urbano, uma vez que os novos bairros ficam com a arquitetura regularizada e harmoniosa.  “Os bairros serão erguidos sob um novo olhar que traz estética e, acima de tudo, funcionalidade, sem demandar investimento extra do proprietário. As ruas ficarão mais bonitas e isso deve impactar na qualidade de vida e claro, na valorização”, explica. 

Confira a tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual baixando o app da InstaCasa na Google Play ou App Store.


Leia mais sobre: Notícias

Recomendado Para Você