A empresa Enel Distribuição inicia em Agosto a cobrança das contas não pagas pelos clientes, em todo Brasil, desde março deste ano. O corte de energia foi suspenso em caso de atraso nos pagamentos e muitos milhares de clientes (a empresa não revela o número) não mantiveram o débito em dia.
Inicialmente, a empresa ainda não divulgou oficialmente, a cobrança será feita via chamamento para negociação que deve implicar em aceite por parte do cliente de um acordo. A Enel Goiás, por exemplo, deve permitir o parcelamento do débito em até 10 vezes. Logo no começo da pandemia do Coronavírus a empresa já indicava que faria esse tipo de negociação.
Diferente da Saneago (Saneamento de Goiás), a Enel não vai manter a suspensão do corte de energia por falta de pagamento a partir de Agosto e muitos clientes poderão ficar confusos com a situação.
Se o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) interferir na situação e exigir que a empresa de energia siga o mesmo procedimento que a distribuidora estadual de água e saneamento, pode surgir uma novidade no processo.
Recentemente, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu que a suspensão do corte só deve ser mantido pelas empresas de energia em relação ao consumidor de baixa renda. Esta decisão protege a Enel de uma pressão para atender a todos os clientes.
Leia Também
Segunda via
Quem não fez o pagamento da conta de energia, pode solicitar a segunda via da conta da Enel na agência virtual da empresa na internet. Basta digitar os dados da Unidade Consumidora e do CPF do cliente. (Acesse aqui)