O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) surpreendeu ao apresentar crescimento de 6,6% em relação a junho, passando de 66,7 pontos para 69,3 pontos em julho, segundo os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esses números refletem o otimismo dos comerciantes de Goiânia que, após quase quatro meses com as lojas físicas fechadas, reabriram suas portas no dia 14 de julho. Para eles, se não houver novo fechamento, a tendência é de melhora crescente.
Essa é a opinião da empresária Rochany Max Silva, proprietária da loja de calçados femininos Santa Rô, situada no Estação da Moda Shopping, em Goiânia. “Se as lojas não fecharem novamente, as pessoas vão se acostumando e, aos poucos, o movimento volta ao normal. Para o próximo mês minha expectativa é boa”, ressalta ela, que analisou a primeira semana de retomada do comércio na capital como dentro do esperado. “Foi razoável, acho que as pessoas ainda estão com medo de sair de casa”, diz.
Para atrair a clientela a Santa Rô possui fabricação própria e toda semana lança alguma novidade, principalmente para chamar a atenção dos seguidores de suas redes sociais. “Eu não posso reclamar das minhas vendas virtuais enquanto estivemos com a loja fechada, foram boas. Com a reabertura agora as vendas estão divididas, nossos clientes virtuais continuam e outros frequentam a loja”, relata a comerciante, que está há 12 anos no centro de compras e utilizou o drive-thru disponibilizado pelo local para fazer entregas.
A vendedora da Boutique da Lê, Karina Carvalho, conta que a movimentação da loja de roupas femininas está boa. “Nós costumamos vender bem virtualmente, pelo Instagram, e não podemos reclamar do movimento com a reabertura durante a última semana. No entanto, no sábado o movimento me surpreendeu, em alguns momentos algumas pessoas ficaram de fora esperando, pois só podemos atender dois clientes por vez”, explica ela, que conta ainda que antes de entrar todos passam álcool em gel nas mãos e são orientados quanto às recomendações dos órgãos de saúde e governamentais, como o distanciamento.
Surpresa positiva
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O superintendente do Estação da Moda Shopping, Herlinton Masson, se surpreendeu positivamente com a retomada das atividades comerciais em Goiânia. “Comparando com a semana que ficamos abertos em junho, o crescimento do movimento foi de 70%. Foi mais que o esperado”, destaca. Durante o período em que o comércio não pôde abrir, ele relata que algumas lojas fecharam as portas, mesmo com as facilidades oferecidas pelo centro de compras.
“Nós reduzimos o preço do condomínio e isentamos o aluguel dos lojistas dos dias que eles ficaram fechados. Foi um momento atípico mundialmente, onde não existiam culpados e procuramos um ajudar aos outros”, salienta Masson, que já percebe uma movimentação contrária. “Agora com a reabertura alguns comerciantes têm nos procurado para abrir suas lojas aqui no Estação da Moda, o que demonstra um otimismo do mercado”, analisa o superintendente do centro de compras, que na última semana inaugurou um cinema drive-in em seu estacionamento.
Ele explica que, pensando na segurança dos clientes e dos funcionários, o Shopping, investiu em protocolos sanitários. Quatro lavatórios foram instalados nas entradas para o visitante higienizar as mãos com água e sabão antes de entrar nas lojas. No mesmo local, há tapetes com produtos desinfetantes para a limpeza do solado dos sapatos. Em cada entrada também terá alguém responsável por medir a temperatura com termômetro infravermelho dos visitantes. No interior foram espalhados pontos com dispensadores de álcool em gel para funcionários. Nos sanitários pias e mictórios foram isolados alternadamente, garantindo distância segura, assim como as vagas de estacionamento. “Além disso, nossos corredores são largos e temos ventilação natural, o que favorece a circulação de ar”, finaliza.
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