PUBLICIDADE

Anápolis recebe primeiro residencial com energia solar

Embora o Brasil seja um país com alta capacidade de energia solar, dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2019 apontam que o País ainda não incentiva a geração desse tipo de energia. A produção a partir dessa fonte corresponde a apenas 1,3% da matriz brasileira; bem atrás da hídrica, que corresponde a 60,9%.

De olho na economia futura, alguns empreendimentos populares têm investido cada vez mais em energia solar para reduzir as contas dos condomínios. É o caso da MRV, que em seus empreendimentos prontos em todo o País já gerou mais de 1.700.000 KWh em mais de 2500 unidades habitacionais já entregues com sistema de energia renovável. A produção resultou em uma economia de aproximadamente R$ 980 mil, impactando mais de 8 mil pessoas.

PUBLICIDADE

Em Anápolis, o primeiro empreendimento da empresa que contará com a tecnologia é o condomínio Arcos do Campo, entregue em fevereiro. Este também é o primeiro residencial da cidade a ser entregue com a tecnologia. Para o funcionamento da energia proveniente dos raios solares nos empreendimentos, são instalados painéis fotovoltaicos nos telhados das torres e conectados a inversores que transmitem a energia solar para as áreas comuns dos condomínios. A energia excedente ainda é disponibilizada na rede de distribuição local, o que gera reduções na conta de luz mensal.

De acordo com o diretor de gestor de vendas da MRV, Rafael Cássio de Aquino, o uso dos painéis solares pode representar uma queda de até 85% na conta de energia elétrica nas áreas comuns do condomínio. “Esse valor acaba sendo revertido para os moradores, que vão economizar mais, sem falar na redução dos impactos no meio ambiente”, destaca o diretor.

PUBLICIDADE

Ao todo, 240 famílias serão beneficiadas pelo projeto, atingindo cerca de 500 pessoas. Foram instalados 65 módulos nas seis torres do empreendimento. A capacidade de geração de carga chega a 37.680 kwh/ano, cerca de 3.140 kwh/mês. Além do Arcos do Campo, outros dois empreendimentos da MRV contarão com painéis fotovoltaicos em Anápolis. Outros cinco residenciais em Goiânia e dois em Valparaíso de Goiás também contarão com a tecnologia.

Leia Também
PUBLICIDADE
Categorias: Notícias
Altair Tavares: