ANÚNCIO

O 9º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine), promovido pela prefeitura da capital, por meio da secretaria municipal de Cultura (Secult), está com inscrições abertas até o próximo dia 15. O evento acontece entre os dias 23 e 30 de setembro, no centro municipal de cultura Goiânia Ouro e, desta vez, conta com uma novidade: a 1ª Mostra de Longas Goianos Rubens Ewald Filho, uma homenagem ao crítico de cinema falecido recentemente, que foi curador e padrinho do festival desde a criação, em 2005.

A edição especial do FestCine é dedicada exclusivamente à produção cinematográfica goiana, incluindo os gêneros de ficção, documentários e animação. O festival também mantém a tradição e promove a Mostra de Curtas Goianos Luiz Cam, que homenageia o documentarista goiano, também falecido, parceiro de reconhecidas produções cinematográficas do cineasta Lourival Belém Jr.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do festival (www.festcine.goiania.br), onde também está público o regulamento com todas as informações para os participantes. Podem ser inscritos filmes goianos de todos os gêneros produzidos a partir de 2014.

ANÚNCIO


Ao todo, serão convidados 10 longas, sendo quatro de ficção, quatro documentários e duas animações; e 12 curtas, sendo quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações. Os curtas serão exibidos antes dos longas e todos os convidados receberão cachê. Para os longas o valor é R$ 5 mil e para os curtas, R$ 3 mil, além de troféu pela participação.

Segundo a produtora e diretora geral do festival, Débora Torres, as expectativas são as melhores possíveis. “Temos uma receptividade muito grande dentro do segmento cinematográfico goiano, principalmente pelo lançamento da Mostra de Longas Goianos, a primeira a ser realizada no estado. É uma mostra participativa e não competitiva. Todos os filmes convidados receberão cachê pela exibição e participação em debates”, destaca.

O FestCine

O Festival tem o objetivo de discutir os processos de produção dos filmes goianos. O encerramento, dia 30 de setembro, será marcado por um debate com a presença de cineastas brasileiros. A curadoria dos longas será da premiada cineasta Tizuka Yamazaki e os curtas da atriz Ingra Liberato.

O FestCine Goiânia é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Ao todo, em suas mostras competitivas e paralelas, foram exibidos 89 longas-metragens brasileiros e 121 curtas goianos de ficção, documentário e animação, 247 vídeos universitários e 125 caseiros nas mostras competitivas do festival, que também estimulou a produção de 30 curtas.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO