A trend da internet, mais especificamente no TikTok, chamada “Terrorismo do Sushi” fez um cliente ser processado e com razão. A modinha, que faz internautas se filmarem cumprindo desafios anti-higiênicos em restaurantes, como passar a mão em sushis na esteira de comidas ou lamber copos que outros clientes ainda vão usar, fez com que uma empresa processar um jovem por conta da nojeira. As informações são do site japonês “NHK”.
A rede de restaurantes especializada em comida japonesa em questão, identificou o rapaz após ele viralizar no TikTok – com milhões de visualizações – por aparecer lambendo um frasco de molho shoyu, copos e tocando em sushis com os dedos molhados de saliva. Com a repercussão, as vendas da empresa caíram e os proprietários alegaram prejuízos, inclusive em ações na bolsa de valores.
A empresa, Food & Life, dona da rede Akindo Sushiro, onde o jovem foi filmado em uma das unidades, acabou registrando um boletim de ocorrência, além de processar o rapaz. Conforme anunciado, a título de reparação pelos danos causados à sua imagem, a franquia japonesa pediu 67 milhões de ienes na Justiça – equivalente a R$ 2,3 milhões.
No Japão, situação virou uma grande polêmica e alvo de críticas por parte de quem age desta forma, no conhecido “terrorismo do sushi”. A empresa, por sua vez, apesar de não ter culpa da falta de educação de pessoas que fazem trend da internet como essa, afirmou que aumentaria as medidas de higiene dos restaurantes para que casos como este não voltassem a se repetir.
Leia também: Relembre tecnologias que prometiam muito e foram um fracasso