Mundo • atualizado em 20/04/2023 às 15:42

Sucesso? Foguete Starship, da SpaceX, explode minutos após lançamento; vídeo

A Starship da SpaceX explodiu. (Foto: reprodução)
A Starship da SpaceX explodiu. (Foto: reprodução)

O equipamento da SpaceX, não tripulado, não conseguiu nem chegar à órbita

Após alguns imprevistos e cancelamentos, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, finalmente lançou o Starship, o foguete “mais poderoso já construído”, em um voo teste do solo sem tripulação nesta quinta-feira (20). O equipamento, no entanto, explodiu quatro minutos após decolar, como mostrou a transmissão ao vivo. Veja vídeos e fotos:

Conforme é visível na publicação de Elon Musk, mesmo a Starship não conseguindo se separar conforme projetado do propulsor Super Heavy do estágio inferior, vindo a explodir, o empresário considerou o lançamento um sucesso. A SpaceX ressaltou que o objetivo do teste era possibilitar que o foguete saísse da base de lançamento, como se não fosse óbvio o suficiente.

Leia Também

“A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada […] Em um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, disse a empresa no Twitter. O que é normal, visto que a SpaceX já é conhecida por minimizar contratempos, ou falhas, como explosões durante o processo de desenvolvimento de foguetes. Isso tudo, claro, para não perder investidores.

É claro que erros ajudam em acertos também, e a SpaceX, neste sentido, afirmou que os incidentes são uma forma mais rápida e eficiente de coletar dados. Mas com certeza é uma forma mais cara também.


Leia mais sobre: Mundo

Recomendado Para Você