Um avião bimotor com 72 pessoas caiu neste domingo (15) no Oeste de Pokhara, no Nepal e deixou pelo menos 68 mortos, segundo a autoridade de aviação civil do país. A aeronave decolou de Katmandu, capital do país.
Segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, este é o acidente com mais mortos dos últimos 30 anos no Nepal desde que, em 1992, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu em uma encosta ao se aproximar de Katmandu, matando 167 pessoas.
A aeronave que caiu neste domingo se trata de uma ATR 72, operada pela empresa de voos domésticos Yeti Airlines. Um representante da companhia aérea informou que dentre os ocupantes estão duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros.
O avião levava, além de 57 nepaleses, incluindo duas crianças, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino, segundo autoridades do aeroporto de onde decolou a aeronave. Quatro tripulantes também estavam no voo.
Desde o ano de 2000, pelo menos 309 pessoas morreram em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal, país onde se localiza oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest, inclusive lugar onde mudanças climáticas repentina podem condições perigosas.